Hospital construído pelo Brasil no Haiti recebe nome de Zilda Arns
Hospital construído pelo Brasil no Haiti recebe nome de Zilda Arns

Os ministros brasileiros da Saúde, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a ministra da Saúde Pública e da População do Haiti, Marie Gréta Roy Clémento, e o representante residente do PNUD no Brasil, entre outras autoridades brasileiras, haitianas e das Nações Unidas, participaram nesta sexta-feira (23) da cerimônia de batismo do Hospital Comunitário de Referência Dra. Zilda Arns, em Porto Príncipe, capital do Haiti.

.
Desafio de inovação na Campus Party Brasília promove inclusão de refugiados no mercado de trabalho

Estudantes, desenvolvedores e programadores de software se reuniram, durante a Campus Party Brasília, entre os dias 15 e 16 deste mês, para o Datathon, desafio para gerar dados que possam conectar refugiados que vivem no Brasil com empregadores.

Com apoio da ONU Brasil, Caravana Siga Bem encerra atividades com milhares de ações pelo país
Com apoio da ONU Brasil, Caravana Siga Bem encerra atividades com milhares de ações pelo país

O objetivo da iniciativa — promovida pelo Grupo Cobram com o apoio da ONU Brasil — foi divulgar mensagens sobre direitos humanos e promover serviços sociais, com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A Caravana Siga Bem levou os ODS a mais de 100 cidades em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Projeto Manguezais do Brasil
Projeto Manguezais do Brasil

Com cerca de 1,4 milhão de hectares de manguezal, o Brasil é o segundo país, depois da Indonésia, com maior área desse ecossistema. Além disso, atualmente, o norte do país apresenta a maior extensão de faixa conservada de manguezal do mundo. Para o aperfeiçoamento e a sustentabilidade do Sistema Brasileiro de Áreas Protegidas, o PNUD, em parceria com o ICMBio, implementa o Projeto Manguezais do Brasil. A iniciativa visa desenvolver ações para gestão e conservação efetiva das áreas de manguezais, atuando ao longo da costa brasileira.

.
Rodas de conversa na Campus Party Brasília discutiram implementação da Agenda 2030

No último fim de semana, o estande ODS, na Campus Party Brasília, reuniu em rodas de conversa representantes de governos, setor privado e sociedade civil, para discutir formas de alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030. Foram 17 rodas, cada uma sobre um ODS específico. Ao longo de três dias, os participantes tiveram a oportunidade de discutir formas de cumprimento da Agenda 2030 por meio de novas tecnologias.

.
Achim Steiner toma posse como novo Administrador mundial do PNUD

O PNUD recebe hoje Achim Steiner, que dá início a seu mandato de quatro anos como Administrador mundial da organização. A indicação de Steiner para novo chefe da agência líder da ONU em desenvolvimento foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em abril deste ano, seguida da nomeação por parte do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Declaração sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, por Tegegnework Gettu
ACNUR e PNUD criam desafio sobre refúgio e trabalho na Campus Party em Brasília

Às vésperas do Dia Mundial do Refugiado, globalmente celebrado no dia 20 de junho, o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e o PNUD lançam nesta quinta-feira um desafio original aos participantes da Campus Party, o maior evento de tecnologia do país, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.

.
Estande ODS na Campus Party Brasília discutirá novas tecnologias e desenvolvimento sustentável

Discutir como novas tecnologias podem colaborar com o cumprimento da Agenda 2030 para fortalecer a inclusão, a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta é a proposta do estande ODS na Campus Party Brasília, resultado de parceria entre FURNAS e PNUD.

.
Hackfest reúne 180 programadores e desenvolvedores de softwares para fortelecer o combate à corrupção

Entre os dias 9 e 11 de junho, programadores, desenvolvedores de softwares, designers e profissionais das áreas de Direito e Administração se reuniram em João Pessoa (PB) durante o Hackfest de Combate à Corrupção. Iniciativa do Ministério Público da Paraíba, com apoio institucional do PNUD, o evento teve 180 inscritos, com 17 equipes.

.
Virada Sustentável começa no Rio de Janeiro com enfoque nos ODS

Na manhã da última sexta-feira, teve início a Virada Sustentável na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de três dias, palestras, debates e eventos em diferentes pontos da cidades discutirão inclusão social, empoderamento e sustentabilidade, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

.
Hackfest sobre combate à corrupção desenvolverá soluções tecnológicas para a transparência dos gastos públicos

Programadores de softwares, estudantes e profissionais das áreas de Administração, Direito, Mídia e Design se reunirão, entre hoje e domingo, em João Pessoa (PB), para o Hackfest contra a Corrupção. Iniciativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), com apoio do PNUD, o evento busca promover soluções tecnológicas para a melhoria dos gastos públicos.

Grupo Assessor da Agenda 2030 lança documentos temáticos sobre os ODS
Grupo Assessor da Agenda 2030 lança documentos temáticos sobre os ODS

Durante o Seminário para “Debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Avanços e Desafios na Implementação da Agenda 2030 no Brasil”, o copresidente do Grupo Assessor do Sistema ONU para a Agenda 2030, Haroldo Machado Filho, anunciou o lançamento de documentos temáticos sobre os ODS.

.
REDE ODS Universidades é lançada em Brasília

Fortelecer atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovam o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030. Com esse propósito, foi lançada, hoje, em Brasília, na Casa da ONU, a Rede ODS Universidades, iniciativa que envolve Instituições de Ensino Superior de diferentes estados do país, com o apoio do PNUD

.
Instituto Virada Sustentável e PNUD firmam parceria para disseminar a Agenda 2030

Promover ações integradas no âmbito local para fortalecer a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com essa proposta, o Instituto Virada Sustentável e o PNUD assinaram, no início de junho, um Memorando de Entendimento entre as instituições. Com a parceria, as edições da Virada Sustentável terão o apoio do PNUD para mapear ações que dialogam com os ODS.

ONU levará à COP23 jovens com iniciativas de combate à mudança global do clima
ONU levará à COP23 jovens com iniciativas de combate à mudança global do clima

Uma competição de vídeos promovida por UNFCC e UNDP-GEF Small Grants Programme (programa de bolsas da Global Environmnet Facility – GEF com o PNUD), em parceria com a tve, premiará jovem com uma viagem de ida e volta para a COP 23, que acontecerá em Bonn, na Alemanha, entre 6 e 19 de novembro deste ano.

Seminário Diálogos do setor de Investimento Social Privado com os ODS no Brasil reúne instituições nacionais e estrangeiras
Seminário Diálogos do setor de Investimento Social Privado com os ODS no Brasil reúne instituições nacionais e estrangeiras

Acontece nesta quarta-feira (31), o seminário “Diálogos do setor de Investimento Social Privado com os ODS no Brasil”. O evento se dá no âmbito da Plataforma de Filantropia no Brasil, que tem por objetivo fomentar a colaboração entre institutos e fundações, ampliar seu impacto para promover o desenvolvimento humano e alinhar suas estratégias com os ODS.

Conselho Executivo do PNUD dá as boas-vindas a Achim Steiner como novo Administrador mundial do programa
PNUD e BNDES reafirmam importância das parcerias para a conquista dos objetivos globais

A conquista dos da Agenda 2030 pelo Brasil depende de parcerias e da cooperação entre governos, sociedade civil, academia e setor privado. Essa foi a conclusão de participantes do "IV Seminário sobre a Localização dos ODS no Brasil: Parcerias para Integrar, Inovar e Incluir".

PNUD participa das comemorações dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação
PNUD participa das comemorações dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

Na comemoração de seus 30 anos, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) realiza, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, eventos de reconhecimento, homenagens e mesas redondas com a participação de seus principais parceiros. Entre eles, destacam-se diversos organismos da ONU, como o PNUD.

Estudo apoiado pela ONU mostra que o voluntariado corporativo aumenta em 16% o engajamento dos funcionários
Estudo apoiado pela ONU mostra que o voluntariado corporativo aumenta em 16% o engajamento dos funcionários

Fruto de uma parceria entre a Santo Caos Consultoria, o Bank of America Merrill Lynch e o Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil, o relatório “Além do Bem – Um estudo sobre voluntariado e engajamento” aborda o chamado voluntariado corporativo.