Sobre o PNUD

PNUD no Brasil

QUEM SOMOS

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) contribui, há mais de 50 anos, para o crescimento inclusivo e sustentável, de forma contínua e em bases democráticas, sempre em parceria com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado. O PNUD, atualmente em 170 países e territórios, tem a constante missão de alinhar seu trabalho às necessidades do país, colaborando no desenvolvimento de políticas, habilidades de liderança, capacidades institucionais, resiliência e, especialmente, erradicação da pobreza e redução de desigualdades e exclusão social.

O QUE FAZEMOS

A visão que orienta a atuação do PNUD em todo o mundo é a de apoiar os países a erradicar a pobreza e reduzir significativamente as desigualdades e a exclusão social. 
A estratégia de atuação do PNUD no Brasil prevê:
- Apoio à implementação da Agenda 2030.
- Foco em áreas vulneráveis e populações de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sobretudo nas áreas de pobreza e extrema pobreza do Norte e do Nordeste; mulheres afrodescendentes; LGBTI; indígenas e agroextrativistas.
- Expansão das parcerias com  estados e municípios.
- Desenvolvimento de novas parcerias com a administração pública em geral (governo federal, estados, municípios), a sociedade civil, o setor privado e universidades.
- Participação social e promoção de diálogos para construção de consensos.
- Ação conjunta com outros organismos da ONU no país e centros de pesquisa globais.

NOSSO FOCO

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em janeiro de 2016, o PNUD Brasil vem desenvolvendo sua cooperação em torno de quatro áreas-chave ou eixos, conforme seu Programa de País para o ciclo 2017-2021. 

Pessoas
Desenvolvimento de capacidades para reduzir as desigualdades,  superar crises  e melhorar a qualidade dos serviços públicos, com foco nas pessoas em situação vulnerável, por meio de subsídios técnicos para políticas públicas

Planeta
Suporte para melhor gestão de recursos naturais, estímulo à eficiência energética e ao enfrentamento da mudança global do clima, assim como o fortalecimento da resiliência de populações e regiões mais vulneráveis, incluindo áreas de risco de desastres naturais, com envolvimento tanto de governos quanto de empresas.

Prosperidade
Estímulo ao crescimento econômico inclusivo, por meio do fortalecimento de parcerias público-privadas, da implementação da Agenda 2030 e dos ODS em estados e municípios brasileiros, contribuição para a redução da desigualdade de gênero no setor privado, promoção de negócios inclusivos, entre outras ações.

Paz
Incentivo à transparência e ao enfrentamento da corrupção, fortalecimento das instituições do sistema de Justiça, estabelecimento de diálogos pela eliminação das diferentes formas de preconceito e discriminação, modernização do Estado, entre outras medidas que promovam os direitos humanos e uma sociedade pacífica.

O quinto eixo, Parcerias, é transversal e dele depende o alcance dos demais.

NOSSOS VALORES

Flexibilidade para construir e encontrar soluções em conjunto.  

Transparência: o PNUD é, segundo o Aid Transparency Index, a agência mais transparente do mundo, por dois anos consecutivos (2015 e 2016), entre 46 organismos internacionais – o índice é produzido pela ONG Publish What You Fund (algo como Torne Público o que Você Financia), que defende e mensura a transparência em organizações.

Reconhecimento.

Sustentabilidade.

Credibilidade.

Neutralidade.

207,6 milhões

População

0,759

IDH

7,4%

Extrema pobreza