Atlas das Regiões Metropolitanas

Atlas das Regiões Metropolitanas

O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras é um site com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e outros 200 indicadores socioeconômicos para 20 Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras.

Os indicadores, que já estavam disponíveis para todos os 5.565 municípios e 27 unidades da federação presentes no Censo de 2010, agora foram calculados para o nível intramunicipal das seguintes RMs: Baixada Santista, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Distrito Federal (RIDE), Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, e também Vitória.

Principais resultados

Entre 2000 e 2010, as 20 Regiões Metropolitanas (RMs) pesquisadas registraram avanços no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e em todos os outros 200 indicadores socioeconômicos levantados.

A redução das disparidades entre elas foi notável. A diferença entre a RM de IDHM mais elevado (São Paulo) e a RM de IDHM mais baixo (Manaus) caiu de 22,1% para 10,3%. Em termos de desenvolvimento humano, portanto, as regiões metropolitanas estão menos desiguais em 2010 do que estavam em 2000.

Apesar da reconhecida melhora e da redução das disparidades, a desigualdade dentro dos municípios ainda é um fator marcante. Em algumas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs), a renda pode variar em até 45 vezes entre a UDH mais abastada e a mais carente.

A partir da análise dos dados é possível concluir que mesmo nas regiões metropolitanas mais carentes, como Manaus e Belém, há “bolsões” com muito alto desenvolvimento humano. O mesmo vale para as RMs com maior IDHM, como São Paulo e a RIDE do Distrito Federal, por exemplo, em que há várias UDHs com baixos níveis de renda e educação.

O primeiro volume da publicação que acompanha o Atlas das Regiões Metropolitanas contempla as seguintes RMs:

- Belém - Natal
- Belo Horizonte - Porto Alegre
- Cuiabá - Recife
- Curitiba - Rio de Janeiro
- Distrito Federal (RIDE-DF) - Salvador
- Fortaleza - São Luís
- Goiânia - São Paulo
- Manaus - Vitória

O segundo volume da publicação que acompanha o Atlas das Regiões Metropolitanas contempla as seguintes RMs:

- Baixada Santista
- Campinas
- Maceió
- Vale do Paraíba e Litoral Norte

Para acessar todos os dados, mapas e indicadores disponíveis visite o site do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.