Entenda o Atlas

Desenvolvimento Humano ao alcance das pessoas

Desde 1998, o PNUD investe na disponibilização de dados e informações sobre o desenvolvimento do país. Até 2004, foram desenvolvidos três softwares executávies que funcionavam como bancos de dados (compreendendo indicadores socioeconômicos e questões temáticas). A partir de 2013, o trabalho evoluiu para o desenvolvimento de plataformas virtuais que permitem a realização de consultas online.

O divisor de águas nessa caminhada foi o Atlas Brasil 2013, um site simples e amigável com mais de 200 indicadores socioeconômicos dos municípios brasileiros. Uma ferramenta útil para professores, estudantes, jornalistas, pesquisadores, gestores públicos e para o cidadão.

Lançado pelo PNUD, em parceria com o Ipea e a Fundação João Pinheiro, o Atlas traz dados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, oferecendo um panorama da conjuntura socioeconômica do país nas últimas duas décadas, promovendo o debate sobre desenvolvimento e apoiando o planejamento da gestão pública.

Regiões Metropolitanas

Em breve, os dados que já estão disponíveis para os municípios serão calculados para o nível intramunicipal de 20 regiões metropolitanas brasileiras. Será possível visualizar os indicadores para os “bairros” destas regiões metropolitanas através do mesmo site.

Os precursores

  

Você pode encontrar aqui as versões executáveis dos Atlas de 1998 e 2003. Mas atenção: estes arquivos estão disponíveis somente para referência. Todos os dados devem ser retirados do Atlas Brasil 2013.