Panorama

Quem Somos

Com o objetivo de contribuir para o combate à pobreza e a desigualdade, o fortalecimento da governança democrática, o crescimento econômico e o desenvolvimento humano e sustentável, o PNUD Brasil - por intermédio da cooperação técnica e em parceria com o governo brasileiro , o setor privado e a sociedade civil - tem a constante missão de alinhar seu trabalho às necessidades de um país dinâmico, complexo, multifacetado e diversificado.

Como Fazemos

Para isso, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) desenvolve projetos em quatro áreas-chave estabelecidas no Programa de País (CPD ) para o ciclo de 2017-2021:

Construindo e partilhando soluções

Através dos projetos que desenvolve, o PNUD presta apoio aos países para que alcancem seus próprios objetivos de desenvolvimento e as metas acordadas internacionalmente.more

  • Pessoas

    Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade more 

  • Planeta

    Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futurasmore 

  • Prosperidade

    Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a naturezamore 

  • Paz

    Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivasmore 

O PNUD Brasil colabora com os seus parceiros no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação dos projetos de cooperação técnica contidos no seu portfolio, oferecendo também serviços de suporte ao desenvolvimento das atividades planejadas.

 

Para além das atividades vinculadas à gestão de projetos, a atuação do PNUD no país compreende atividades de advocacy, assessoria política ou para formulação de políticas públicas (policy advise) e assistência técnica. Para tanto, o PNUD coloca à disposição do Brasil sua rede global presente em mais de 170 países e territórios, suas plataformas de conhecimento e troca de informações e suas ferramentas, metodologias e instrumentos de gestão e produção de inovações, bem como empresta sua neutralidade no papel de facilitador de diálogos, construção de consensos e aproximação de visões diferentes em prol de objetivos comuns.

Com base na abordagem do desenvolvimento humano e sustentável, o PNUD tem buscado trabalhar visando a integração , a intersetorialidade, a multidisciplinaridade e a transversalidade de um conjunto de temas definidos como prioridade do seu mandato. Destaca-se, entre eles, a promoção da equidade gênero e raça, dos direitos humano e da redução das desigualdades regionais. O fortalecimento das intuições baseadas em princípios de governança democrática e o desenvolvimento de capacidades individuais, institucionais e societais tem também sido alvo do nosso trabalho no âmbito dos projetos de cooperação técnicas, parcerias e iniciativas vigentes no país.