Segundo curso técnico para proteção da camada de ozônio reúne 50 especialistas de ar condicionado em São Paulo

6/set/2016

A capacitação foi direcionada a engenheiros e técnicos especialistas que atuam em projeto, gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de água gelada em edificações. Foto: tiago Zenero/ PNUD Brasil.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o PNUD reúniram técnicos e engenheiros em sistema de água gelada para capacitação em eficiência energética, operação e manutenção de sistemas de ar condicionado. O curso aconteceu, nesta segunda-feira  5 e terça-feira 6, em São Paulo.

A capacitação faz parte das ações do Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers, implementado pelo PNUD e coordenado pelo MMA, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, do Protocolo de Montreal.

“O Protocolo de Montreal visa à eliminação de substâncias que destroem a camada de ozônio, como o CFC, que já foi eliminado. Agora, caminhamos para a eliminação dos HCFCs”, explica o analista ambiental do MMA Frank Amorim.

Alguns chillers, ou sistemas de refrigeração central de edifícios, ainda utilizam gases danosos para a camada de ozônio, como os CFCs ou os HCFCs, para resfriar o ar. Dessa forma, a iniciativa pretende indicar as alternativas tecnológicas mais recentes disponíveis no mercado para substituição dessas substâncias, de forma a otimizar a eficiência energética do aparelho sem fazer com que o consumidor perca o conforto do condicionamento do ar. Para isso, o PNUD e o MMA realizaram três seminários sobre o tema – no Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo.

Além disso, é fundamental que especialistas estejam capacitados para entender essas novas tecnologias e saber a melhor forma de operar um chiller, visando à proteção da camada de ozônio na substituição dos HCFCs. Assim, foram realizados dois cursos técnicos de capacitação, o primeiro em Brasília e, agora, o segundo em São Paulo.

“Esses eventos sobre chillers são muito importantes porque tratam de dois temas essenciais para a proteção da camada de ozônio”, afirma a oficial de programas do PNUD, Marina Ribeiro. “Tratam da substituição de substâncias que destroem o ozônio em refrigeradores líquidos centrais e da eficiência energética desses equipamentos”, pontua.

A capacitação foi direcionada a engenheiros e técnicos especialistas que atuam em projeto, gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de água gelada em edificações.

“Os profissionais devem se capacitar sempre, independentemente da área. Por isso, estamos proporcionando esse curso, para que técnicos e engenheiros possam  se capacitar e aperfeiçoar o conhecimento sobre o tema”, ressaltou Amorim.

Para o especilista e palestrante Tomaz Cleto, o objetivo não é ensinar como projetar um chiller, mas abordar aspectos-chave no projeto, operação e manutenção dos chillers. “Os conceitos podem ser um desafio, mas são fundamentais para quem trabalha com sistema de água gelada. Dessa forma, é essencial que esses profissionais tenham o conteúdo de maneira profunda”, afirmou Cleto.

 

 

do PNUD.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue