PNUD reconhece projetos que tiveram maior aderência com a Agenda 2030 na maratona The Big Hackathon na Campus Party Brasil

6/fev/2017

Jurados escolheram projetos que contemplam de forma transversal a Agenda 2030 e os ODS. Foto: Natalia Torres/PNUD.

Ao longo de 100 horas, mais de 1300 programadores, desenvolvedores e designers se reuniram na maratona The Big Hackathon, na 10º edição da Campus Party, entre os dias 1 e 4 deste mês. Ao final do evento, três soluções tecnológicas receberam a menção honrosa do PNUD. Os trabalhos foram avaliados em três categorias: adesão à Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sustentabilidade financeira e solução tecnológica.

A partir da perguntas “Por que supermercados deveriam pensar em vender produtos vencidos ou próximos ao vencimento?”, a equipe do projeto Best 4U desenvolveu um aplicativo que informa, de maneira colaborativa, alimentos que ainda estão aptos ao consumo, mas próximos à data de vencimento. A ideia é gerar economia aos consumidores, promovendo o consumo consciente e responsável, previsto no ODS 12.

“Eu estava em um supermercado recentemente e vi os funcionários recolhendo os produtos que estavam próximo ao vencimento, já que não podiam ser vendidos. Daí veio a ideia de produzirmos um aplicativo colaborativo que conectam consumidores com produtos que ainda podem ser consumidos, com um preço menor. Com certeza o reconhecimento do PNUD foi fundamental para levarmos a ideia para frente”, diz Ítalo Alberto.

Outra solução tecnológica que recebeu menção honrosa do PNUD foi o projeto Health4U. Os seis membros da equipe que desenvolveram a solução criaram um aplicativo que conecta pacientes com médicos. Quando uma pessoa procurar o Sistema Único de Saúde e não encontrar um profissional para o atendimento, o aplicativo informa em que local há médicos disponíveis para fazer o atendimento, de forma gratuita. A proposta contempla mais diretamente os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

“Os médicos do Brasil se cadastrarão e oferecerão uma hora da sua semana para um atendimento voluntário em seu consultório, clínica ou até mesmo em casa. Assim, pretendemos diminuir o fluxo do SUS e ajudar o Sistema a se manter ativo no período de crise econômica", afirma Carlos Eduardo Vecchi.

Já a equipe que apresentou a solução tecnológica Teto Verde apostou na construção de telhados com hortas orgânicas para espaços corporativos, com a intenção de harmonizar ambientes coletivos e incentivar o consumo de produtos orgânicos. A iniciativa se relaciona diretamente aos ODS 7 (Energia limpa e acessível), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 13 (Ação contra a mudança global do clima).

“Participar da maratona The Big Hackathon veio para mostrar o quanto de impacto social causamos com nosso negócio. Quando começamos a entender os ODS, compreendemos que atingimos vários objetivos, e isso para nós é o mais especial”, diz Edileusa Andrade.

Por meio de uma parceria entre Instituto Campus Party, Sebrae e PNUD, a maratona The Big Hackathon atraiu pessoas de diferentes estados do Brasil. O objetivo foi incentivar o uso de novas tecnologias no alcance da Agenda 2030. “A chamada da Campus Party é para que os jovens sintam o futuro. Com a experiência da maratona The Big Hackathon, o chamado foi para que os jovens se empoderassem do seu presente para que possamos todos construir um futuro melhor. Unindo inovação, criatividade e tecnologia foram formuladas soluções práticas, que indicam que um mundo melhor, mais justo e inclusivo é possível”, afirma o assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho.

The Big Hackathon

A maratona hacker teve mais de 750 participantes. Ao longo das 100 horas de duração, 300 mentores colaboraram com as 50 equipes para o alinhamento da solução tecnológica com os ODS. 50 voluntários também participaram do evento. Essa foi a maior maratona de programação já feita no país, tanto na quantidade de participantes quanto no tempo de duração. Foram 20 projetos selecionados pela banca de jurados, e três deles receberam menção honrosa do PNUD por aderirem, de forma transversal, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Do PNUD.