MMA e PNUD oferecem treinamentos gratuitos sobre Medição e Verificação

10/fev/2017

Para capacitar profissionais que trabalham com a execução de projetos de eficiência energética nos setores público e privado, o Projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E), realiza treinamentos de Medição e Verificação (M&V) em Recife e Porto Alegre.

O Projeto é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o PNUD e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os cursos são gratuitos e incluem instrutores, material didático e exame de certificação. Os participantes devem se responsabilizar apenas pelos custos de logística durante a realização dos treinamentos.

Em Recife, será fornecido o curso para Certificação Internacional de Profissional em Medição (CMPV) e Verificação, com carga horária de 30h, distribuídas entre 21 a 24 de março.

Já em Porto Alegre, será ministrado o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com 24h de carga horária, entre 4 e 6 de abril.

As inscrições de ambos os cursos devem ser feitas até 19 de fevereiro, pelo e-mail treinamento.pnud@animaprojetos.com.br.

Para mais informações, acesse o edital ou o site do Projeto.

Próximos cursos M&V

As inscrições para os próximos treinamentos M&V já estão abertas. Porto Alegre recebe o curso CMVP entre 17 e 20 de abril e o Rio de Janeiro terá o curso PEE entre 9 e 11 de maio. O prazo para se inscrever é até 12 de março. Mais informações pelo e-mail treinamento.pnud@animaprojetos.com.br.

O treinamento PEE também será oferecido nas cidades de Salvador, Florianópolis e Recife, entre junho e julho deste ano.