Festival Global de Ideias dá a partida com o lançamento da Campanha de Ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

3/mar/2017

Lançamento do Festival Global de Ideias para o Desenvolvimento Sustentável. Foto: UN SDG Action Campaign.

Pensadores influentes, formuladores de políticas, líderes empresariais e ativistas da sociedade civil estão reunidos na Alemanha para o primeiro Festival Global de Ideias para o Desenvolvimento Sustentável. A proposta do evento é traçar novas ideias e ações sobre os maiores desafios de desenvolvimento do mundo. O encontro tem lugar no Centro de Conferências Mundial, em Bonn, desde ontem (1/3) e vai até amanhã (3/3).

O Festival Global de Ideias para o Desenvolvimento Sustentável é uma realização da Campanha de Ação dos ODS da ONU, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Estrangeiro (Overseas Development Institute, em inglês) e com uma associação de organizações internacionais, com apoio do Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, da Alemanha.

"Como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com mais de 50 anos de experiência em mais de 170 países, estamos empenhados em apoiar os países em seus esforços para tornar essa visão uma realidade – erradicar a pobreza, conduzir comunidades para um caminho de desenvolvimento sustentável, gerindo os riscos, reforçando a resiliência e garantindo sociedades pacíficas e inclusivas", afirmou a  diretora adjunta do Escritório do PNUD para Apoio a Políticas e Programas, Sarah Poole, no lançamento da Campanha de Ação dos ODS no Centro de Campanha Global em Bonn, no primeiro dia do festival.

“Nós, do sistema das Nações Unidas para o desenvolvimento, estamos trabalhando juntos para responder às demandas recebidas de mais de 100 governos para apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) em seus países. Para isso, estamos apoiando os governos a integrar a agenda, conscientizando todos os atores relevantes, stakeholders e parceiros em campo, e ajudando os governos a lançar a agenda nos níveis nacional e local – trazendo os ODS diretamente para seus planos de desenvolvimento, estratégias e orçamentos nacionais", acrescentou.

O Governo Federal da Alemanha e o PNUD assinaram uma Carta de Intenção para realizar atividades globais para os ODS e abrir um Centro de Campanha de Ação Global dos ODS em Bonn no início de maio de 2016. O PNUD é a principal entidade da ONU que apoia a campanha e busca fornecer apoio coordenado e políticas conjuntas aos países que estão trabalhando para atingir as metas dos ODS. Isso inclui integrar resultados de êxito comprovado para envolver vários stakeholders no nível nacional, como as iniciativas Meu Mundo 2030 e o Mundo que Queremos.

O festival reúne mais de 1000 especialistas e ativistas de mais de 80 países e marca o início de um encontro revolucionário de ações e movimentos globais para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). O evento apresenta as inovações, ferramentas e abordagens mais recentes para a implementação dos ODS, ao mesmo tempo em que estabelece sinergias, amplia o entendimento mútuo, desenvolve soluções e mobiliza parcerias e recursos para impulsionar ações de desenvolvimento sustentável.