Fecomercio São Paulo lança Prêmio de Sustentabilidade com foco na Agenda 2030

13/mar/2017

Concurso promoverá iniciativas e projetos que dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Fecomércio/SP.

A Agenda 2030 é o foco da 6º edição do Prêmio de Sustentabilidade da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), lançado no último dia 10. O objetivo é selecionar iniciativas em seis categorias – empresas, entidades empresariais, indústria, órgãos públicos, academia e jornalismo – que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os interessados devem se inscrever até 21 de novembro deste ano.

Durante o lançamento do prêmio, o assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho, destacou a importância do cumprimento dos 17 ODS e das 169 metas da Agenda 2030. “Na agenda anterior dos Objetivos do Milênio propostos pela ONU, tínhamos como foco central o combate à fome e à pobreza extrema em países em desenvolvimento. Agora, o novo acordo prevê ações globais que incluem todas as áreas em um novo conceito. Os ODS oferecem um quadro para orientar políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável em áreas fundamentais, com foco na economia, na inclusão social e na sustentabilidade”, disse.

O Prêmio pretende estimular ações criativas que dialoguem com os ODS e o futuro do planeta. “A logística reversa veio para ficar e coloca a responsabilidade da destinação correta dos resíduos sólidos para o comércio, população geral e indústria. Todos têm a responsabilidade compartilhada para manter o sistema funcionando, e o Prêmio é uma das ferramentas para alcaçarmos a sustentabilidade”, afirma o presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação, José Goldemberg.

Sobre o Prêmio

O concurso tem como base o fomento de boas ideias e práticas, com o compromisso de apontar caminhos e liderar o movimento de implantação de conceitos de sustentabilidade em empresas e entidades. As iniciativas finalistas serão divulgadas em fevereiro de 2018. No mês seguinte, serão anunciados os vencedores de cada categoria, que receberão títulos de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil e o troféu do Prêmio. Também serão reconhecidos os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: www.fecomercio.com.br/premio.

Saiba mais sobre a Agenda 2030.