PNUD lança livro com receitas adaptadas à mudança global do clima

19/abr/2017

Ingredientes do curry cambojano ao vapor, incluída no novo livro de receitas. Fotografia: Andrea Egan/UNDP

Nova Iorque — O PNUD lançou um livro de receitas que leva em conta a mudança global do clima e como ela está afetando a segurança alimentar de países em desenvolvimento e como comunidades estão adaptando suas próprias receitas para sobreviver.

O livro “Adaptive Farms, Resilient Tables” (“Fazendas Adaptáveis, Refeições Resilientes”, ainda sem edição em português), lançado em Nova York, contém receitas tradicionais de seis países  – Cabo Verde, Camboja, Haiti, Mali, Níger e Sudão – e narrativas individuais de como as pessoas lidaram quando suas fontes de comida tradicionais começaram a mudar.

As histórias são inspiradoras, mostrando como pessoas e comunidades agiram para fortalecer sua própria segurança alimentar.

Algumas das comunidades nesses países são apoiadas pelo Centro de Adaptação à Mudança do Clima, do PNUD-Canadá, parceria entre PNUD e governo canadense para ajudar pessoas a encontrar fontes de alimento e práticas de agricultura mais resistentes e sustentáveis em face da mudança global do clima.

A coordenadora global do projeto, Jennifer Baumwoll, do PNUD, disse que a mudança no clima teve impacto na colheita dos seis países.

“Enfrentando a ameaça de insegurança alimentar, essas comunidades puderam adaptar suas receitas tradicionais e empregar métodos culinários inovadores”, disse Baumwoll.

“Foi uma história verdadeiramente inspiradora e algo que sentimos que deveria ser registrado, por isso escolhemos compartilhá-la por meio do livro de receitas.”

A publicação foi lançada em evento no restaurante “Lighthouse” (Farol, em português) no Brooklyn, dedicado à causa da sustentabilidade.

Chefs do Brooklyn prepararam pratos inspirados nas receitas de cada país, e porta-vozes de Haiti e Camboja falaram sobre os desafios da segurança alimentar em seus países e como suas comunidades superaram esses desafios.

Sobre o projeto

Reconhecendo que a agricultura é fonte crítica de subsistência para mais de 40% das pessoas globalmente, e mais de 80% de toda comida consumida no mundo em desenvolvimento vem de 500 milhões de agricultores familiares em todo o globo, o PNUD, o Canadá e mais seis países parceiros estão comprometidos a fortalecer suas medidas de adaptação locais. O livro de receitas reflete esses esforços para fortalecer a resiliência dos mais vulneráveis agricultores de pequena escala.

Administrador do projeto no Haiti, pelo Centro de Adaptação à Mudança Global do Clima do PNUD-Canadá, Dorine Jean-Paul, afirma que o livro de receitas ajudará a compartilhar experiências desses agricultores  com outros países.

“Mais de 1.800 fazendeiros ao sul do Haiti receberam aconselhamento técnico, recursos e apoio de planejamento para estabelecerem seus lotes com maior resiliência às secas e às chuvas torrenciais”, afirmou ela.

A versão resumida do livro de receitas está disponível para download aqui. (em inglês)

A versão integral de 120 páginas, edição de capa-dura do livro de receitas está disponível aqui. (em inglês)

Para vídeo ou foto relacionado, por favor visite: Project profile | B-roll | Photos

Para informações adicionais, favor entrar em contato com: Jennifer Baumwoll, em Nova York, pelo email: jennifer.baumwoll@undp.org ou telefone: +1-212-906-5012; ou Andrea Egan em Nova York, pelo email: andrea.egan@undp.org ou telefone: +1-224-357-6881