Achim Steiner toma posse como novo Administrador mundial do PNUD

19/jun/2017

Achim Steiner afirmou que aprofundará ações para o alcance da Agenda 2030 e dos ODS. Foto: David Fisher/Oxford Martin School.

O PNUD recebe hoje Achim Steiner, que dá início a seu mandato de quatro anos como Administrador mundial da organização.

A indicação de Steiner para novo chefe da agência líder da ONU em desenvolvimento foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em abril deste ano, seguida da nomeação por parte do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

O PNUD atua em aproximadamente 170 países e territórios mundo afora, contribuindo com eles na erradicação da pobreza, no fortalecimento da boa governança e na prevenção e redução de crises.

Steiner comandará também o Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas, que reúne 32 fundos da ONU, programas, agências especializadas e outros organismos que atuam no apoio ao desenvolvimento sustentável.

Ao comentar a confirmação de seu nome como Administrador do PNUD, Steiner afirmou que se sentia honrado pela indicação ao posto por parte do Secretário-Geral e grato pela confiança que os Estados Membros demonstraram na Assembleia Geral.

“Não vejo a hora de trabalhar com a equipe do PNUD e Estados Membros da ONU para continuar a luta pela erradicação da pobreza, proteger o planeta e promover a paz e a justiça no mundo”, afirmou Steiner.

O novo Administrador do PNUD traz mais de três décadas de experiência em liderança em questões de desenvolvimento global e cooperação internacional. Ele é defensor apaixonado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da necessidade de cooperação global inédita para que se cumpra essa ambiciosa agenda.