Grupo Assessor da ONU Brasil sobre a Agenda 2030 lança “Documentos Temáticos” sobre os ODS

4/jul/2017

Documentos temáticas servirão de subsídios à Comissão Nacional para os ODS. Foto: Guilherme Larsen/PNUD Brasil.

O Grupo Assessor da ONU no Brasil sobre a Agenda 2030 lançou a publicação “Documentos Temáticos” (issue papers), no último dia 29, durante a cerimônia de posse da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A publicação apresenta temas e dados que o Sistema ONU no Brasil considera relevantes no âmbito do processo de implementação dos ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), ODS 3 (Saúde e bem-estar), ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e ODS 14 (Vida na água). 

Na publicação, organismos da ONU que atuam diretamente com a implementação dos ODS analisados contribuíram com conceitos sobre os temas, dados e fatos no âmbito nacional e também apontaram desafios e oportunidades para o alcance das metas da Agenda 2030. Participaram da publicação os seguintes organismos da ONU no país: FAO, PMA, PNUD, ONU Meio Ambiente, ONU Mulheres, OPAS/OMS, UNAIDS, UNESCO, UNFPA, UNIDO, UNICEF e UNOPS.

“As Nações Unidas no Brasil esperam que o exercício consubstanciado por estes documentos temáticos sejam úteis para a construção de agendas propositivas e comprometidas com a implementação da Agenda 2030 em âmbito nacional e subnacional. O Brasil está no caminho da busca pelo desenvolvimento sustentável e a ONU continua apoiando a implementação dos ODS em todo o país, em todos os setores”, disse o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no país, Niky Fabiancic.

A publicação foi apresentada à Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no momento preparatório para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá entre os dias 10 e 19 de julho, na sede das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, o Brasil apresentará o I Relatório Nacional Voluntário sobre os ODS . O Fórum terá como tema central “Erradicar a pobreza e promover a prosperidade em um mundo em mudança”.

Na avaliação do co-presidente do Grupo Assessor da ONU para a Agenda 2030 no Brasil e assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho, “a publicação tem a pretensão de servir como subsídio à Comissão Nacional para as discussões temáticas correspondentes na fase preparatória para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de 2017, assim como em outras oportunidades futuras”.

Grupo Assessor

Em exercício desde 2014, o Grupo Assessor da ONU para a Agenda 2030 no Brasil é composto por 18 organismos do Sistema ONU: PNUD (inclusive por meio do IPC-IG), CEPAL, FAO, ONU-Habitat, ONU Meio Ambiente, ONU Mulheres, OPAS/OMS, OIT, PMA, UNAIDS, UNESCO, UNFPA, UNICEF, UNIDO, UNISDR-CEERD, UNODC, UNOPS E UNV, e conta, ainda, com a participação de membros do Governo Federal.

Confira aqui a publicação.