Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são tema de concurso global de fotografia para universitários

7/jul/2017

Foto da brasileira Jhessica Almeida, que dividiu o terceiro lugar da competição de fotografia da ONU em 2016 com outros quatro participantes. Foto: Jhessica Almeida.

O Centro de Informação das Nações Unidas no Japão (UNIC Tóquio) e a Universidade de Sophia estão realizando um concurso de fotografias voltado para estudantes universitários – graduandos e pós-graduados – ou de escolas técnicas e/ou profissionalizantes sobre a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo do concurso é estimular universitários a apresentarem a visão pessoal do que é o desenvolvimento sustentável. A competição, que é aberta a todas as nacionalidades do mundo, receberá inscrições até 30 de agosto.

O "SDGs Student Photo Contest 2017" (no original, em inglês) conta ainda com a cooperação da agência Getty Images. Para concorrer, os participantes devem escolher um ou mais ODS e expressar, por meio da fotografia, qual o significado que esses Objetivos têm para eles. O propósito é escolher uma foto que conte uma história, seja em um formato jornalístico, ou em um formato mais abstrato.

Dentro do concurso, serão entregues quatro premiações diferentes para imagens sobre a Agenda 2030 da ONU, além de uma premiação especial para fotografias que abordem os desafios de refugiados e migrantes. Esse último prêmio, que é uma novidade deste ano, leva o nome da campanha das Nações Unidas Together (Juntos, em tradução livre), criada para promover o respeito à diversidade trazida pelas pessoas que deixam seus países de origem e se estabelecem em outras nações.

Em 2016, o vencedor do primeiro lugar da competição foi o peruano Nicolás Monteverde Bustamante. A brasileira Jhessica Almeida, de Quixadá, ficou em terceiro lugar na competição — que recebeu um total de 624 inscrições de 47 países. As demais obras ganhadoras do concurso do ano passado, podem ser visualizadas aqui.

Para participar, clique aqui (em inglês).

Mais informações no site oficial do concurso: http://gtty.im/2tqvZiW.