Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável começa hoje em Nova York

10/jul/2017

Representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado se reúnem até o próximo dia 19 para discutir a implementação dos ODS. Foto: UN/Photo.

O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável inicia hoje, na sede das Nações Unidas, em Nova York, e irá até o próximo dia 19. Neste ano, o tema central do encontro é “Erradicar a pobreza e promover a prosperidade em um mundo em mudança”. Nos próximos dez dias, representantes de governos, do setor privado e da sociedade civil discutirão a implementação dos ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 2 (Fome zero), ODS 3 (Saúde e bem-estar), ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ODS 14 (Vida na água) e do ODS 17 (Parcerias e meios de implementação).

Para este ano, 44 países comprometeram-se a apresentar, durante o Fórum, Relatórios Nacionais Voluntários sobre o processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles o Brasil. O país, por meio da Comissão Nacional para os ODS, irá apresentar o documento que indica os avanços no alcance da Agenda 2030.

O Fórum é a plataforma global para fornecer liderança política, orientações e recomendações para a implementação dos ODS. O encontro também aponta iniciativas que têm resultados positivos, no âmbito da Agenda 2030, e orienta ações que devem ser aprimorados para o alcance da erradicação da pobreza, do crescimento econômico e da sustentabilidade do planeta.

“Documentos Temáticos”

No mês de junho, o Sistema ONU no Brasil, por meio do Grupo Assessor das Nações Unidas para a Agenda 2030, publicou a série de “Documentos Temáticos”, que apresenta temas e questões que a ONU considera relevantes no âmbito do processo de implementação dos ODS 1, 2, 3, 5, 9, e 14. O objetivo foi fornecer subsídios à Comissão Nacional para as discussões correspondentes na fase preparatória para o Fórum Político de Alto Nível.

“As Nações Unidas no Brasil esperam que os exercícios consubstanciados por estes documentos temáticos sejam úteis para a construção de agendas propositivas e comprometidas com a implementação da Agenda 2030 em âmbito nacional e subnacional. O Brasil está no caminho da busca pelo desenvolvimento sustentável e a ONU continua apoiando a implementação dos ODS em todo o país, em todos os setores”, disse o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no país, Niky Fabiancic.

Confira aqui a publicação. Para saber mais sobre a Agenda 2030 e os ODS, acesse www.agenda2030.org.br.