ONU e governo brasileiro oficializam parceria pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

12/jul/2017

Foto: Wilson Mendes / Secretaria de Governo

O coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, assinaram na última sexta-feira (7), um memorando de entendimento entre Nações Unidas no país e governo federal para marcar a cooperação para desenvolvimento, implementação e promoção de iniciativas que apoiem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030.

O memorando foi assinado no Palácio do Planalto, na primeira reunião da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, empossada na semana passada.

O coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic, ressaltou a satisfação em ser parceiro do Brasil nesse trabalho pelo desenvolvimento dos ODS. “Estou muito contente em firmar esse memorando entre o governo brasileiro e o Sistema ONU para apoiar a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a trabalhar na construção de um país cada vez mais próspero, mais justo e solidário”, declarou.

“Fico muito feliz em participar dessa primeira reunião da Comissão Nacional porque ela representa um avanço muito relevante nessa caminhada coletiva para cumprirmos os objetivos e metas da Agenda 2030. O Brasil precisa dar esse bom exemplo e vem trabalhando com todo cuidado e dedicação. Por isso, acredito que vamos alcançar bons resultados”, disse Imbassahy.

A assinatura do documento ocorreu previamente ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre na sede das Nações Unidas, em Nova York, entre os dias 10 e 19 deste mês. No Fórum, representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado irão discutir os principais avanços e desafios para o alcance dos ODS nos próximos anos.

O Brasil irá apresentar no Fórum o I Relatório Voluntário Nacional sobre os ODS. No documento, constam inciativas dos ministérios e contribuições de órgãos públicos, do setor privado e de entidades da sociedade civil, relativas ao tema.

Grupo Assessor

Para fortalecer a implementação dos ODS no Brasil e fornecer subsídios à Comissão Nacional na fase preparatório ao Fórum Político de Alto Nível, o Grupo Assessor do Sistema ONU no país para a Agenda 2030 publicou, em junho, a série “Documentos Temáticos”, que apresenta temas e questões que a ONU considera relevantes no âmbito do processo de implementação dos ODS 1,2, 3, 5, 9, e 14.

“A publicação tem a pretensão fornecer insumos à Comissão Nacional para as discussões temáticas correspondentes ao Fórum Político. Os documentos temáticos apresentam dados sobre os ODS e também apontam desafios para o alcance da erradicação da pobreza, do crescimento econômico, da inclusão social e da sustentabilidade no âmbito nacional”, afirmou o assessor sênior do PNUD e co-presidente do Grupo Assessor, Haroldo Machado Filho.

do PNUD