PNUD, IFC e IPIECA lançam relatório de mapeamento da indústria de óleo e gás para os ODS

24/jul/2017

Relatório ilustra como o setor de óleo e gás pode contribuir com cada um dos 17 ODS. Foto: PNUD.

Nova York, 24 de julho – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Corporação Financeira Internacional (IFC) e a IPIECA (associação mundial da indústria de óleo e gás para questões de socioambientais) lançaram novo relatório conjunto, “Mapeando a indústria de óleo e gás para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um Atlas”, no Fórum ODS para Negócios, organizado juntamente com o Fórum Político de Alto Nível da ONU, de 10 a 19 de julho. O relatório ilustra como o setor de óleo e gás está conectado e pode contribuir com cada um dos 17 ODS – integrando os objetivos nas operações centrais e identificando oportunidades para empresas de óleo e gás colaborarem com as partes envolvidas, assim como alavancando experiências e recursos para implementar cada objetivo.

“O setor privado tem papel crucial no alcance dos ODS. Esse Atlas fornece recomendações e exemplos práticos sobre como a indústria de óleo e gás pode tomar medidas para garantir que benefícios econômicos e sociais sejam amplamente compartilhados, e os impactos ambientais minimizados”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Sustentável do PNUD, Nik Sekhran.

“Estamos contentes em lançar esse relatório com a IPIECA e a IFC, e ansiosos em utilizá-lo na colaboração e no diálogo para a implementação dos ODS em países ricos que exploram óleo e gás”, complementou.

O Atlas ilustra como a indústria de óleo e gás pode contribuir e apoiar mais efetivamente no alcance dos ODS, por meio das responsabilidades de todas as partes afetadas e envolvidas e fornecendo exemplos de boas práticas, recursos e conhecimentos existentes e disponíveis na indústria para o desenvolvimento sustentável.

 “Os ODS representam uma agenda ambiciosa, coletiva e internacional”, disse o diretor global de Infraestrutura e Recursos Naturais da IFC, Bernard Sheahan. “Alcançar os Objetivos exigirá parceria e colaboração entre todos os setores e indústrias. Mapeando a ligação entre a indústria de óleo e gás e os ODS, esperamos encorajar nossos clientes e parceiros para futuramente incorporarem os Objetivos em seus negócios e operações, e buscamos formas novas e inovadoras de contribuir com o desenvolvimento global”, afirmou.

“Estamos satisfeitos em lançar o Atlas, que acreditamos que será uma ferramenta valiosa para empresas, conforme trabalhem no alinhamento aos ODS. Os ODS serão centrais na forma como a indústria estrutura e comunica suas contribuições para o avanço do desenvolvimento sustentável”, disse o diretor-executivo da IPIECA, Brian Sullivan.

O PNUD, em parceria com a IFC e a IPIECA trabalharam em conjunto no último ano na organização do relatório. A preparação do documento incluiu amplas consultas e contribuições da indústria de óleo e gás (empresas que fazem parte da IPIECA e outras associações industriais), assim como da sociedade civil, da academia e de organismos internacionais.

Como iniciativa para o alcance dos ODS, o relatório cita o Programa Petrobras Socioambiental, que tem como foco contribuir com o desenvolvimento sustentável e promover iniciativas capazes de gerar resultados positivos para a população e para a empresa. Desde 2007, o programa beneficiou aproximadamente 6 milhões de pessoas, gerou 20 mil empregos, protegeu 1,6 milhão de hectares de florestas e contribuiu para a conservação de mais de 400 espécies de fauna e milhares de espécies de flora. Entre 2014 e 2016, o projeto capacitou 72 mil pessoas e envolveu 895 mil em atividades educacionais em diferentes regiões. 

Sobre a IFC

A Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição global de desenvolvimento com foco no setor privado e mercados emergentes. Trabalhando com mais de duas mil empresas em todo o planeta, tem como objetivo criar oportunidades de negócio em locais de mais necessidade. Os investimentos propiciados pela IFC chegaram a 19 bilhões de dólares em 2016, ajudando o setor privado a exercer papel central nos esforços globais para acabar com a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade compartilhada. Mais informações em www.ifc.org.

Sobre a IPIECA

A IPIECA é a associação global das industrias de óleo e gás para questões sociais e ambientais. A organização desenvolve, compartilha e promove boas práticas e conhecimentos para melhorar o desempenho social e ambiental das indústrias, e é o principal canal de comunicação das indústrias com as Nações Unidas. Por meio dos grupos de trabalho e liderança executiva, a IPIECA reúne o conhecimento coletivo de associações e empresas de óleo e gás. A posição privilegiada com as indústrias permite que seus membros respondam efetivamente a questões sociais e ambientais. Mais informações em www.ipieca.org.

Acesse o relatório em inglësl aqui. A versão em português estará disponível em breve.

Informações para a imprensa

PNUD - Sangita Khadka, sangita.khadka@undp.org - +1 212 906 5043

IFC – Stevan Jackson, sjackson@ifc.org - +1 212 458 5054

IPIECA – info@ipieca.org