Mudança global do clima e camada de ozônio são temas de concurso internacional de fotografia

4/ago/2017

Fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo podem participar do Concurso Internacional de Fotografia, que tem como temas a mudança global do clima e a proteção da camada de ozônio. As inscrições vão até o próximo dia 15 de agosto.

O concurso se divide em duas categorias: “Mudança global do clima sob meus olhos” e “Camada de ozônio e eu”. Para participar, é necessário preencher um formulário de inscrição e enviá-lo com uma foto para o email info@envcontest.uz. É permitida a participação simultânea nas duas categorias do concurso (com uma foto para cada categoria).

A proposta do concurso é que os competidores mostrem e relatem, por meio da fotografia, o que significa para eles a luta mundial pela proteção da camada de ozônio, qual impacto a redução da camada de ozônio tem na saúde humana e no meio ambiente e quais medidas estão sendo tomadas em seus respectivos países nesse aspecto.

As fotógrafas e fotógrafos também podem expressar sua visão, de forma criativa, de um dos mais sérios problemas da atualidade - a mudança global do clima. Devem registrar os momentos que demonstram o desafio ambiental de maneira que a imagem realmente dispense palavras, mostrar como a mudança global do clima tem afetado a qualidade e os padrões de vida das pessoas e quais são as consequências delas para a humanidade. O concurso também permite demonstrar que a luta contra a mudança global do clima representa oportunidade de ação para os países.

Etapas

O concurso terá duas ou três etapas:

  • Seleção preliminar das fotografias caso o número total de imagens recebidas exceda 100.
  • Votação online no site www.envcontest.uz;
  • Avaliação do júri e seleção dos vencedores.

As 20 fotografias que chegarem à terceira etapa farão parte de uma exposição especial em Tashkent (Uzbequistão) e no site do Concurso Internacional de Fotografia a partir do próximo 11 de setembro, véspera do Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio. Os vencedores serão anunciados durante a exposição e no site www.envcontest.uz .

O Concurso Internacional de Fotografia prevê valiosos prêmios a 6 vencedores.

PRÊMIOS

Primeira Categoria: “Mudança global do clima na minha visão”.

Primeiro lugar – 1 câmera fotográfica.

Segundo lugar – 1 tablet.

Terceiro lugar – 1 aparelho celular.

Segunda Categoria: “A camada de ozônio e eu”:

Primeiro lugar – 1 câmera fotográfica.

Segundo lugar – 1 tablet.

Terceiro lugar – 1 aparelho celular.

Além dessas premiações, o Hub Regional do PNUD premiará um vencedor ou vencedora em uma indicação especial: “A Mulher e a Camada de Ozônio” .

Os autores das 20 melhores fotos receberão um certificado internacional dos organizadores do concurso.

Organizadores do Concurso Internacional de Fotografia:

  • Comitê Estadual da República do Uzbequistão para Ecologia e Proteção Ambiental.
  • Centro de Serviço Hidrometeorológico do Ministério das Situações de Emergência da República do Uzbequistão.
  • PNUD Uzbequistão.
  • Projeto Conjunto do PNUD no Uzbequistão, Centro de Serviço Hidrometeorológico do Ministério de Situações de Emergência da República do Uzbequistão e o “Green Climate Fund Readiness Programme”, da ONU Meio Ambiente no Uzbequistão.
  • Projeto conjunto do PNUD no Uzbequistão, Comitê Estadual da República da Uzbequistão para Ecologia e Proteção Ambiental e o programa CEIT (Implementação Inicial de Hidroclorofluorocarbonos Acelerados, HCFC, em países com economias em transição (CEIT) - Uzbequistão", do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Em parceria com:

  • Hub do PNUD em Istambul.
  • Filial da OzonAction, da ONU Meio Ambiente. 

Para mais informações sobre o Concurso Internacional de Fotografia e baixar o formulário de candidatura: www.envcontest.uz