Itaipu adere ao Movimento Nacional ODS - Nós Podemos

8/ago/2017

Empresa trabalhará na promoção e divulgação dos ODS, com foco em ações de monitoramento e avaliação. Foto: Governo do Paraná.

Para apoiar a implementação da Agenda 2030, a Itaipu Binacional aderiu, nesta terça-feira (8), ao Movimento Nacional ODS – Nós Podemos. O termo de adesão foi assinado pelo diretor-geral brasileiro da empresa, Luiz Fernando Vianna, durante cerimônia no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, em Curitiba, e contou com a presença do governador do Estado, Beto Richa, e de autoridades regionais.

O termo de adesão tem por objetivo ampliar a participação da usina no trabalho para o cumprimento das metas dos ODS. O documento também prevê que a empresa binacional cumpra nove compromissos até 2030: contribuição para os ODS; mobilização e articulação com o poder público, sociedade civil e setor privado; implementação de procedimentos internos; adaptação de indicadores; realização de estudos e pesquisas; criação de projetos; reforçar ações de integração; divulgação dos ODS e apoio ao Movimento Nacional ODS – Nós Podemos.

“Após 2014, quando Itaipu teve a sua missão alterada, passou também a trabalhar incorporando os ODS, principalmente na questão do desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou durante a cerimônia o diretor-geral brasileiro da usina, Luiz Fernando Vianna.

Na opinião do governador Beto Richa, Itaipu se soma às ações regionais para o cumprimento da Agenda 2030. “Estamos trabalhando na recuperação de rios, na diminuição da quantidade de resíduos, por meio de programas como o Lixão Zero, e no aumento de áreas de Mata Atlântica. A Itaipu se soma às ações que o Paraná faz para cumprir os ODS”, afirmou.

A Itaipu Binacional, por meio de um acordo de cooperação técnica com o PNUD, atua no fortalecimento de iniciativas para o alcance dos ODS em 54 municípios do Oeste do Paraná. A parceria entre as instituições também promove atividades de monitoramento e avaliação de políticas públicas, com a publicação de diagnósticos, estudos e levantamentos com base em indicadores municipais.

“A adesão de Itaipu ao Movimento Nacional ODS – Nós Podemos é essencial para potencializarmos a Agenda 2030, pois a empresa é referência na geração de energia limpa e renovável. O PNUD atua com Itaipu na municipalização dos ODS no Oeste do Paraná. E o Movimento é fundamental nesse processo. O termo de adesão mostra que estamos no caminho certo até 2030”, disse o diretor de país do PNUD, Didier Trebucq.

Movimento ODS - Nós Podemos

Fundado em 2004, o Movimento Nacional ODS Nós Podemos tem caráter apartidário, ecumênico e plural. É resultado da articulação de voluntários de diferentes setores da sociedade brasileira para promover a melhoria das condições de vida das pessoas na perspectiva do desenvolvimento sustentável no Brasil e em âmbito internacional. O movimento reúne diversos parceiros – empresas, governos, organizações não governamentais, instituições de ensino, associações e voluntários.