Divulgado o resultado da Chamada de Casos Incluir 2017

22/ago/2017

A representante residente assistente do PNUD no Brasil, Maristela Baioni, e a diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloísa Menezes, anunciam o resultado da Chamada de Casos 2017.

SEBRAE e PNUD anunciaram hoje (22) os dez vencedores da Chamada de Casos Incluir 2017. O resultado foi divulgado no Rio de Janeiro, durante o Seminário Negócios de Impacto Social.

As iniciativas incluem projetos de impacto social alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O edital recebeu um número recorde de inscrições (857) de todas as regiões brasileiras. A gerente de Parcerias para o Setor Privado do PNUD Brasil, Luciana Aguiar, ressaltou que o edital mostra uma nova tendência de negócios de impacto social no Brasil, porque traz muitos negócios que começam a integrar a dimensão social com a dimensão ambiental. “Mostra que os negócios podem não só ser lucrativos, mas também trazer soluções para as questões do desenvolvimento sustentável. O interessante dessa chamada é essa integração.”

“A gente está mapeando as iniciativas, premiando, e o nosso objetivo é fazer com que esses casos sejam considerados exemplares e, com isso, a gente possa disseminar a ideia pelo país de negócios com impacto social e ambiental”, disse à a diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloísa Menezes. O Brasil, segundo Heloísa, tem um volume significativo de negócios com esse viés, estimado em cerca de 22 mil negócios sociais e inclusivos, que visam o lucro.

Como próxima etapa da Chamada de Casos 2017, o SEBRAE e o PNUD irão se reunir com aceleradoras (empresas que apoiam o desenvolvimento de startups) e potenciais investidores de impacto. Esse conjunto de parceiros deverá analisar os casos e disponibilizar um apoio ao processo de aceleração ou aplicar recursos. O suporte financeiro será anunciado em outubro, durante solenidade de premiação dos negócios de impacto social.

Confira a lista dos vencedores:

- Categoria Ideia Inovadora: Carborroz

- Categoria Negócio com Soluções de Impacto Ambiental: Vianatus

- Categoria Negócio com Soluções de Impacto Social: Firgun

- Categoria Negócio com Soluções de Impacto em Escala: Smartmei

- Categoria Negócio Inclusivos na Cadeia de Valor: Saladorama

- Categoria Negócio de Impacto Rural: Adapta

- Categoria Juventude de Impacto: Moradigna

- Categoria Mulheres de Impacto: Muda Meu Mundo

- Categoria Soluções para Melhor Idade: Mature Jobs

- Categoria Integração dos ODS: Construção de Tecnologias Sociais Agroecológicas no Interior do Maranhão

Do PNUD, com informações da Agência Brasil