Brasil celebra ações para preservação da camada de ozônio em comemoração aos 30 anos do Protocolo de Montreal

8/set/2017

Para comemorar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, o Ministério do Meio Ambiente e seus parceiros para a implementação dos projetos referentes ao Protocolo de Montreal no Brasil – Ministério das Relações Exteriores (MRE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) – realizam evento no próximo dia 15 de setembro, a partir das 9h, em Brasília.

A cerimônia será aberta ao público e tratará também da Celebração dos 30 anos do Protocolo de Montreal e os principais avanços das ações realizadas para sua implementação, com foco na eliminação dos HCFCs – substância destruidora da camada de ozônio – nos setores de espuma, refrigeração e ar-condicionado.

O tema do dia do ozônio deste ano é “30 Anos do Protocolo de Montreal: cuidando de toda a vida sob o sol”, reconhecendo assim os esforços coletivos do Protocolo de Montreal para a restauração da camada de ozônio nas últimas três décadas e na proteção de todos os seres vivos do excesso de radiação solar, evitando assim casos de câncer de pele, cataratas e outras doenças.

Como resultado dos esforços internacionais, a camada de ozônio mostra os primeiros sinais de recuperação. A previsão é para que até 2050 ela retome aos níveis que apresentava no início da década de 1980, quando começaram as primeiras medições da espessura da camada de ozônio.

Com a aprovação da Emenda de Kigali, em outubro de 2016, o Protocolo de Montreal reafirma a preocupação com a mitigação da mudança global do clima. Com a Emenda, foi acrescentada ao documento a eliminação gradual dos HFCs, substâncias sintéticas que não destroem a camada de ozônio, mas que possuem alto potencial de aquecimento global.

Durante o evento em Brasília, além do foco na Emenda de Kigali, os parceiros para implementação do Protocolo no Brasil falarão sobre o controle da importação e exportação de substâncias destruidoras do ozônio (SDOs) no País e sobre as estratégias e resultados obtidos com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). Para as empresas de espumas de poliuretano que finalizaram a conversão de seus processos produtivos para adoção de substâncias ambientalmente adequadas, serão entregues placas comemorativas em reconhecimento aos seus esforços na eliminação dos HCFCs.

 

Celebração Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Local: Auditório do Ministério do Meio Ambiente - SEPN 505 Norte, Bloco “B”, Ed. Marie Prendi - Brasília-DF

Data: 15 de setembro de 2017

Horário: 9h00 – 12h30

Entrada gratuita

undp-br-programacao-ozonio-2017

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue