PNUD lança Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano sobre atividades físicas e esportivas

20/set/2017

O PNUD investigou o potencial das atividades físicas e esportivas de enriquecer a vida das pessoas, ampliar sua liberdade de escolha e promover o desenvolvimento humano. Os resultados do estudo estão no Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 -  Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para todas as pessoas. O lançamento, com coletiva de imprensa, ocorrerá na próxima segunda-feira, 25, em Brasília.

Desde o primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) no mundo, em 1990, foram lançados mais de 700 relatórios com temas fundamentais para a vida de milhões de pessoas. A nível global, ficaram conhecidos por divulgarem anualmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e também por terem influenciado diretamente no modo como se pensa o desenvolvimento e, consequentemente, a construção de políticas públicas. O RNDH 2017 é o quarto do gênero produzido nacionalmente, o primeiro no mundo a tratar de esportes e atividades físicas e possui robustez para influenciar a tomada de decisões sobre a o tema no futuro próximo.

O estudo traz informações sobre o perfil da prática esportiva no Brasil com base no suplemento da PNAD 2015 e de outras pesquisas nacionais, com dados sobre regularidade da prática, as motivações, principais modalidades e desigualdades no acesso. Também traça recomendações sobre como tornar as escolas brasileiras mais ativas, promover a saúde por meio do movimento, estruturar o Sistema Nacional do Esporte e trabalhar com a temática para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O evento de apresentação do documento contará com a presença de autoridades do governo brasileiro, embaixadores, representantes de organismos internacionais e de organizações nacionais de esporte, gestores públicos, atletas e ex-atletas, pesquisadores e especialistas.

Serviço:

Lançamento do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil 2017 – Movimento é Vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas.

Dia: 25 de setembro de 2017, segunda-feira

Horário: 16h

Local: Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília – DF (Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Térreo, Auditório 2).

 

Contato: Unidade de Comunicação do PNUD no Brasil - Tel.: 61 3038 9117 e 9119.

O relatório está disponível em http://bit.ly/2y4y5Zg.

Mais informações em www.movimentoevida.org

 


do PNUD

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue