INEP celebra 80 anos e lança programa de debates

29/set/2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), celebra 80 anos em 2017. Recordar essa trajetória e promover as oito décadas de atuação do Instituto fazem parte do Projeto Inep 80 anos, que tem apoio do PNUD no âmbito de um projeto de contribuição voluntária do Inep. O projeto tem foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  4 – “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Além disso, agrega um conjunto articulado de ações que aproveitam as comemorações para geração e conservação da memória coletiva do Inep por meio da realização de debates e discussões sobre parâmetros da avaliação educacional, produção de publicações, organização de exposições e encontros que serão conduzidos até o fim de 2018.

A UnB TV (canal 15 da Net) já levou ao ar o programa “Encontros Memoráveis”, como parte das comemorações pelos 80 anos do Inep. O programa, disponível no YouTube registra o primeiro debate da série de “Encontros Memoráveis”, gravado no auditório do Inep em maio. Com o tema “O Inep de Anísio Teixeira”, o debate reuniu os pesquisadores Clarice Nunes, Libânia Xavier e João Augusto Rocha em torno da vida e da obra do educador brasileiro Anísio Teixeira, diretor do Inep entre 1952 e 1964.

A professora Clarice Nunes, da Universidade Federal Fluminense, é autora de vários artigos e dos livros “Anísio Teixeira: a poesia da ação” (2000) e  a biografia “Anísio Teixeira”, para a Coleção Educadores (2010). Libânia Xavier, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é estudiosa do Inpe e seus centros de pesquisa educacional e autora do livro “O Brasil como Laboratório: educação e ciências sociais no projeto do Centro Brasileiro de Pesquisa Educacional – CBPE/INEP/MEC (1950-1960)”. João Augusto Rocha, da Universidade Federal da Bahia, é autor de vários artigos e organizador do livro “Anísio em Movimento: a vida e as lutas de Anísio Teixeira pela Escola Pública e pela Cultura no Brasil”e do recém-editado “Anísio Teixeira e a Cultura”.

As ações de cooperação técnica entre o Inep e o PNUD tiveram início em 1992 e vem se renovando continuamente, o que tem permitido o acesso do Instituto a experiências internacionais e especialistas de renomado saber, brasileiros e estrangeiros, com trabalho significativo na área de avaliação e pesquisa educacional.

 

Confira o programa "Encontro Memoráveis": https://youtu.be/hPw9nm4YHYo.