Iniciativa Brasileira é finalista no projeto Accelerate2030

6/out/2017

Entre os finalistas do programa Accelerate2030 estão os brasileiros responsáveis pelo Piipee, iniciativa que pretende reduzir os gastos com a água potável utilizada nas descargas. Accelerate2030 é um programa de 9 meses do Impact Hub Genebra e do PNUD, que tem por missão dimensionar o impacto de empreendimentos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável internacionalmente.

Os dez finalistas estarão presentes no Impacto Hub Genebra, de 6 a 13 de outubro, compartilhando experiências e apresentando suas ideias inovadoras para o mundo. O site Impact Hub Geneva apresentou um perfil de cada finalista e sua ideia vencedora. Confira abaixo o relato do brasileiro Ezequiel, idealizador do projeto Piipee.

Projeto Piipee

Foi numa manhã, depois de alguns dias de jejum, quando ele foi ao banheiro para urinar. Ao dar descarga, ele se deu conta: "Eu acabei de desperdiçar tanta água limpa!". Levou sete meses para encontrar a solução química para enfrentar esse problema. Agora, Ezequiel e sua esposa são os orgulhosos proprietários do Piipee, um produto ecológico que elimina todo o uso de água no banheiro durante a micção.

O início

Esse é meu terceiro negócio. Comecei o primeiro quando eu tinha 16 anos. O segundo foi um projeto junto com minha esposa e, em março de 2010, surgiu a ideia do Piipee. Ao estudar o mercado, notei que havia apenas banheiros a vácuo e sanitários com água da chuva, mas todas eram soluções caras e demoradas. Não consegui encontrar nada que fosse rápido e barato. Quando fui ao supermercado, comprei todos os produtos de limpeza disponíveis e comecei a verificar os ingredientes para encontrar uma fórmula. Tentar chegar a um produto específico foi difícil porque havia muitos critérios: tinha que ser biodegradável, barato, mas também feito com ingredientes acessíveis.

Então, tentamos tudo nós mesmos. Minha família e eu começamos a fazer xixi em copos e tentamos muitas combinações químicas diferentes. Foram necessários sete meses para encontrar a fórmula certa. Depois disso, estávamos prontos para dar início ao processo de patente no Brasil. Primeiro, desenvolvemos um dispositivo para usar dentro das empresas. Mais tarde, desenvolvemos um spray para que os clientes usassem em casa. Agora, estamos vendendo em todos os estados do Brasil e temos mais de 400 clientes, como Braskem (um dos nossos maiores), Vale e PepsiCo. Mas o fato que nos deixa mais orgulhosos é que, desde novembro de 2015, já poupamos mais de 6 milhões de litros de água limpa.

A jornada

Claro que não foi uma jornada fácil. Eu, por exemplo, não tenho formação em engenharia. Por isso, demorou muito para desenvolver o conceito. Um engenheiro poderia ter feito isso talvez em quatro semanas, mas precisamos de sete meses. E eu tenho que admitir: começar um novo negócio é sempre difícil. Tudo muda quando você conversa com seu primeiro cliente. O maior desafio foi começar as vendas. Isso levou cinco anos. Mas, depois disso, nossa empresa cresceu 3 a 4 vezes mais depressa que o esperado. No momento, não temos fundos ou investimentos; podemos viver de nossas vendas. 2% do nosso lucro vai para a caridade. Deus me deu essa ideia, e eu acreditei que também devíamos compartilhar isso com os outros. Mencionei o quanto também estamos muito orgulhosos de nossos clientes que são otimistas quanto a nossa solução? As pessoas estão tirando fotos para o Instagram enquanto fazem xixi quando estão usando o Piipee. Elas se sentem envolvidas com o produto.

Fatores de sucesso

Acho que temos muita exposição na mídia, e os clientes nos encontram porque é uma solução boa e diferente e um produto atraente. E é claro que o nome atrai muita atenção. Ele funciona em todos os idiomas e todos sabem o que é. Já participamos de mais de quinze programas e competições com nosso produto.

Os destaques são os laboratórios da Braskem. Eles começaram a desenvolver o produto conosco e realmente nos ajudaram a encontrar parceiros potenciais e a competição AHK onde ganhamos uma consulta gratuita com um químico.

Também estamos orgulhosos do fato de que nossa patente é reconhecida pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual como solução inovadora para a mudança global do clima e, em 2016, estávamos entre as 14 startups mais inovadoras no Brasil e fomos convidados a participar de uma missão no Reino Unido.

Sonhos futuros

Nossos sonhos futuros? Queremos eliminar 100% de água limpa do processo de urinar. Para estabelecer isso, estamos desenvolvendo um novo modelo de urinol e de vaso sanitário com a solução Piipee dentro deles. Com esse dispositivo, é possível monitorar em tempo real o tipo de banheiro que precisa ser limpo, recarregado e, por exemplo, quanto tempo se leva para limpar os sanitários, uma solução perfeita para empresas maiores.

Acredito que, em 10 anos, já não faremos xixi em água limpa! Piipee pode fazer a diferença. Espero que a programação da semana Accelerate 2030 nos traga novas parcerias, investidores para começar a desenvolver nossos novos produtos e parceiros para expandir com o exterior. Mas, mesmo que não encontremos esses parceiros, ainda estamos orgulhosos de mostrar na Suíça o nosso produto!