Seminário discutirá as relações entre mudança do clima, erradicação da pobreza e desenvolvimento humano

20/out/2017

O Seminário integra o conjunto de ações para divulgação e promoção dos ODS, em linha com o Marco de Parceria da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

A mudança do clima, caso não seja controlada, reverterá os ganhos de desenvolvimento alcançados nas últimas décadas e tornará impossível a obtenção de ganhos adicionais. Esta será a base de discussão do Seminário “Diálogo Estratégico sobre Mudança do Clima, Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Humano”, na Casa da ONU, em Brasília, no próximo dia 26 (quinta-feira), das 14h às 18h. O seminário é uma iniciativa do Sistema ONU no Brasil, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), ONU Meio Ambiente e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A mudança do clima é impactada pela dinâmica populacional. Compreender essa interrelação entre população e a mudança do clima é crucial para o conjunto de políticas que protejam os direitos das pessoas, preservando o planeta.

O Coordenador-Residente interino da ONU no Brasil e Diretor de País do PNUD, Didier Trebucq, fará a abertura do evento, juntamente com o Secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero.

No primeiro painel, serão discutidas as sinergias do regime de mudança do clima com a Agenda 2030. Com o tema “População e Mudança do Clima: avanços e desafios para o desenvolvimento sustentável”, o segundo painel traz informações sobre a mudança do clima e desenvolvimento sustentável nas cidades e sobre os povos e comunidades tradicionais no contexto do tema. No terceiro painel, procurando discutir soluções e debater uma agenda positiva de ações, o tema será “Resposta à ameaça da mudança do clima, no contexto do desenvolvimento sustentável e esforços para erradicar a pobreza”. Os paineis contarão com especialistas do PNUD, CEPAL e UNFPA, assim como do Governo, Sociedade Civil e Academia.

O seminário é o terceiro de quatros encontros dos “Diálogos Estratégicos sobre Mudanças Climáticas”, uma iniciativa do Sistema ONU no Brasil, organizada pela ONU Meio Ambiente juntamente com outras agências, fundos e programas da ONU no país, e que integra o conjunto de ações para divulgação e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, em conformidade com o Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021. Os “Diálogos” criam um espaço fértil de discussão com diferentes autoridades nacionais e principais partes interessadas e vêm para promover a conexão entre as agências, fundos e programas com governos locais, Governo Federal e sociedade civil e, assim, traduzir compromissos em ações.

 Serviço

 “Diálogos sobre Mudança do Clima, Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Humano”

Local: Casa da ONU, SEN, Lote 17, Conjunto C, Brasília, DF

Horário: 14h00 às 18h00

As inscrições podem ser feitas aqui.

Para saber mais sobre a Agenda 2030, acesse aqui.

Para saber mais sobre os Diálogos, acesse aqui.