Seminário relaciona atividades físicas na escola e o desenvolvimento humano

10/nov/2017

O PNUD, com apoio da Nike, realiza na próxima sexta-feira (17), em São Paulo, o Seminário Escolas Ativas. O encontro tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o papel da atividade física no cotidiano escolar e como essa prática na infância pode potencializar o desenvolvimento humano.

Com a presença de representantes de instituições que atuam no apoio ou implementação de ações na área da educação formal, o evento apresentará, para conhecimento e discussão do público, o conceito de Escolas Ativas, além do recém-lançado “Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas”.  Um painel de iniciativas, com participação de representantes do PNUD, Fundação Roberto Marinho, Instituto Rodrigo Mendes e Instituto Esporte & Educação, também está na programação, de forma a apresentar ao público algumas práticas inovadoras que já estão em curso no Brasil. 

O encerramento do evento terá um debate entre as iniciativas e o público presente, moderado por um dos especialistas envolvidos na pesquisa do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano de 2017.

O seminário Escolas Ativas é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rsvp@emailtb.com.br.

Escolas Ativas

As atividades físicas e esportivas têm o potencial de enriquecer a vida e ampliar a liberdade de escolha de cada pessoa, constituindo um direito. De acordo com o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 (RNDH 2017), a proposta de Escola Ativa, na perspectiva do desenvolvimento humano, entende que o movimento e as atividades físicas  devem ser garantidas no cotidiano escolar, pois é uma capacidade humana valorosa, e também promovem o desenvolvimento humanos das e dos estudantes.

O espaço escolar tem papel central na construção dos conhecimentos e hábitos da população no que diz respeito às atividades físicas e esportivas. Além disso, o movimento e as atividades físicas dentro da escola são expressões das individualidades e apoiam na construção das relações sociais. As atividades físicas devem permear todas as rotinas na escola, tempos e espaços, para que as pessoas tenham liberdade de ser ativas para o pleno desenvolvimento humano.

Saiba mais sobre o conceito de Escolas Ativas no RNDH 2017: http://movimentoevida.org/

Serviço

Seminário Escolas Ativas

Dia: 17 de novembro de 2017

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) - Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista – São Paulo – SP

Para confirmar sua presença, envie e-mail para: rsvp@emailtb.com.br. Entrada sujeita à confirmação de presença e lotação do espaço.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue