Slide
Slide

Promover o desenvolvimento local dos territórios do Piauí por meio de políticas públicas que fomentem o crescimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Com esse enfoque, foi lançado, hoje, em Teresina, o “Projeto ODS Piauí”, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, ContourGlobal, Chesf, BNDES e PNUD. Por meio da parceria, serão fortalecidas as capacidades de promoção de iniciativas que dialoguem com as necessidades locais com base na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante a cerimônia de lançamento do Projeto, a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, ressaltou que a parceria entre as instituições será fundamental para o desenvolvimento dos territórios do Piauí. “A possibilidade de fazer a interlocução entre os nossos territórios de forma integrada, com o apoio de todos os envolvidos, é o principal componente da iniciativa. Firmamos um pacto para o futuro. Nos comprometemos a consolidarmos as boas práticas em todas as regiões do Estado, sempre buscando alternativas inovadores para o desenvolvimento local”, disse.

Para o secretário de Planejamento do Piauí, Antonio Neto, as políticas que serão desenvolvidas nos territórios, por meio do “Projeto ODS Piauí”, fomentam diretamente o desenvolvimento local. “Vamos diminuir as desigualdades e fortalecer a capacidade de geração de renda e emprego. Com a participação do setor privado, governos, do PNUD e da sociedade civil temos todas as condições de transformar as políticas públicas com foco no alcance dos ODS”, afirmou.

Segundo o chefe de gabinete do BNDES, Caio Cavalcanti, “as empresas comprometidas com a região em que atuem fazem nvestimentos  por meio do subcrédito social, o que impacta diretamente no desenvolvimento econômico, como é o caso do “Projeto ODS Piauí”.

Na avaliação da CEO da ContourGlobal, Alessandra Marinheiro, o Projeto capacitará gestores e criará metodologias para melhorar os índices de desenvolvimento locais. “Esse projeto é para o futuro. É um caminho que o Governo do Estado já vem trilhando há muito tempo”.

“Precisamos de políticas públicas inclusivas, que atendam as necessidades locais. Com o “Projeto ODS” Piauí temos a capacidade de fortalecer políticas territoriais. Isso elevará os índices sociais do Estado e também poderemos fazer o monitoramente da implementação dos ODS”, disse o diretor de país do PNUD, Didier Trebucq.

Na primeira etapa, o Projeto terá ações em três territórios: Cocais, Serra da Capivara e Vale do Itaim. As boas práticas identificadas nesses territórios serão replicadas no âmbito estadual, como forma de fortalecer o desenvolvimento de todo o Estado.

Escritório de Projetos

Também neste terça-feira foi inaugurado o Escritório de Projetos do PNUD no Piauí. O espaço, que fica em Teresina, na Secretaria de Estado de Planejamento, fornecerá apoio para governos, setor privado e sociedade civil na condução de iniciativas que dialoguem com o desenvolvimento local e a implementação da Agenda 2030 na região.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue