undp-br-bem-divero-conferencia-2018
Projeto Bem Diverso na Comunidade do Alto do Rio Pardo de MG. Foto: Site Projeto Bem Diverso

A população da região do Norte de Minas Gerais, conhecida como “Geraizeiros”, junto a indígenas e quilombolas da região do Alto e Médio Rio São Francisco com o Alto Rio Pardo, tem formas próprias de organização social, ocupa e maneja territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, uti­lizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

Com foco nos desafios atuais e comuns às comunidades geraizeiras, realiza-se, entre 6 e 8 de abril, com o apoio do Projeto Bem Diverso, a 5ª Conferência Geraizeira, na comunidade tradicional Geraizeira de Catanduva, município de Vargem Grande do Rio Pardo (MG). O encontro representa um marco da movimentação de luta e resistência das comunidades e buscando facilitar o acesso dos seus direitos constitucionais.

Sob o tema de “Água e Território”, a conferência deste ano tem como objetivos: pensar a caminhada e o reflexo dos anos de luta no campo dos direitos de povos e comunidades tradicionais; e tornar-se um momento para celebrar as conquistas e articular propostas que dialoguem com o modo de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais, visando incidir nas políticas públicas e efetivando direitos.

Projeto Bem Diverso

Com vistas a conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para essas comunidades tradicionais e de agricultores familiares, teve início em 2015, com duração prevista de cinco anos, o Projeto Bem Diverso. Por meio da execução direta do PNUD e com a coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto visa contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira em paisagens de múltiplos usos, por meio do manejo sustentável da biodiversidade e de sistemas agroflorestais (SAFs), de modo a assegurar os modos de vida das comunidades tradicionais e agricultores familiares, gerando renda e melhorando a qualidade de vida.

Segundo o assessor técnico do Projeto Bem Diverso, Fernando Moretti, as atividades são realizadas de forma participativa, desde seu planejamento, junto às comunidades. “Existe um Comitê Local do projeto que reúne as lideranças e parceiros institucionais, que discutem o plano de ação”, pontua Moretti.  Além disso, o projeto trabalha com a viabilidade econômica das cooperativas com assessoria técnica, capacitações e intercâmbios.

Para Moretti, o tema da 5ª Conferência Geraizeira, “Água e Território”, é fundamental para debater a conservação da biodiversidade. “A água é fundamental em qualquer ecossistema para a conservação da biodiversidade, ainda mais no bioma Cerrado, considerado o berço das águas, e onde a agricultura predatória contribuiu para a seca de diversas nascentes”, explica.

O PNUD apoia a conferência por meio de parceria com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de MG (CAA/NM) e estará presente com a participação da equipe técnica do projeto. 

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue