Arte, cultura e educação integral reúnem educadores em Maceió

14 de August de 2018

Foto: PNUD.

Discutir caminhos para uma Educação Pública Integral para a rede de ensino de Maceió foi a proposta dos II Diálogos Escolares: Arte e Cultura + Educação, realizados na capital alagoana na última quarta-feira 8. O encontro, promovido pelo PNUD e pela Secretaria Municipal de Educação – Semed, se insere no âmbito do projeto de cooperação técnica entre as duas instituições. A iniciativa se baseia na ideia de uma escola viva, que, a partir da integração de diferentes linguagens, religiões, artes, culturas e habilidades, provoca novas abordagens e práticas educativas no espaço escolar.

Na oportunidade, foram debatidas propostas político-pedagógicas para a implementação de uma Educação Integral e Integrada, tendo como referência as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento norteador. Dando prosseguimento à programação, a política de alimentação escolar da rede também foi tema de discussão. Houve, ainda, uma roda de conversa intitulada “A música e o som no ar, alimente-se”, com o radialista Marcelo Brissac.

Nesse sentido, as experiências ali retratadas apontam para a implementação do currículo escolar, sob a ótica do desenvolvimento integral do estudante em suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, emocional e simbólica, a partir de projetos artísticos e culturais, de esporte, movimento e alimentação saudável.

Um dos projetos analisados e estudados para se integrar no currículo, além de ser considerado como inspirador para a rede, utiliza a musicalização como estratégia pedagógica para a alfabetização e a transformação social de crianças e adolescentes. Como resultado desse trabalho, nasceu em 2015 o grupo “Juntos Somos Mais”, formado por sete alunos da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, situada em uma zona periférica do município, onde o projeto está sendo implementado.

“Esse segundo Diálogo tem como objetivo valorizar, dialogar e dar visibilidade à vida escolar com sua dinâmica, rotina e desafios. Entendemos que enfrentar os graves problemas da exclusão e do abandono escolar, evasão e infrequência estão entre os grandes entraves da qualidade, equidade e inovação da educação pública de Maceió”, observa Rita Ippolito, coordenadora geral do projeto Semed/PNUD.

Em um segundo momento, alunos, professores de arte e técnicos da Semed participaram da primeira das quatro oficinas de rádio com Brissac. O projeto pretende formá-los para a produção e a execução de um programa de rádio no seminário de encerramento, em dezembro, bem como estimulá-los no desenvolvimento do senso crítico, educação para a mídia, autonomia, criatividade e capacidade de improvisação.

“A música mudou minha vida, tanto na sala de aula quanto no comportamento e com a família. Em nosso grupo, sempre existem paz, amor, alegria e companheirismo. Passamos todos os nossos momentos juntos e ajudamos uns aos outros”, conta Sâmia de Melo, 11, musicista do grupo “Juntos Somos Mais”. O jovem Matheus Lisboa, 9, compartilha do mesmo sentimento de sua colega de grupo e acrescenta: “A música me ajudou em um momento muito difícil e mudou minha vida por completo. Quero um dia ser músico profissional”.

Relatório: Para uma Política de Educação Integral no Município de Maceió: Conceitos, Experiências e Metodologias            

O documento, fruto de trabalho desenvolvido em 2016, com a participação de técnicos e professores da rede e coordenado pelo Projeto Semed/PNUD, analisa conceitos e metodologias da educação integral no Brasil, com a inserção de práticas exitosas do Programa Mais Educação em Maceió. O relatório é considerado uma referência por contemplar uma série de subsídios para a construção e implementação de uma política de educação integral no município.