Centro internacional do PNUD destaca publicações sobre água

Por ocasião do Fórum Mundial da Água, o IPC-IG selecionou publicações recentes sobre o tema

20 de March de 2018

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD) está atento à agenda do 8ª Fórum Mundial da Água, que, pela primeira vez desde sua criação, em 1997, se realiza no Hemisfério Sul. O evento, em Brasília (DF), teve início nesta segunda-feira (19). Considerando a indissociável relação entre água, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o IPC-IG fez uma seleção de publicações recentes sobre esses temas, assim como de assuntos correlatos, como agricultura, segurança alimentar e planejamento urbano.

O primeiro destaque é a revista Policy in Focus intitulada “Políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar no Sul Global“, publicada em 2016. Os oito artigos da revista chamam atenção para casos específicos, bem como para recomendações de políticas relacionadas à agricultura familiar nos países do Sul Global, desde a América do Sul ao Sul da Ásia.

A agricultura é a atividade socioeconômica que mais utiliza água no mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), uma média de 69% da captação de água dos rios e aquíferos do mundo se destina a atividades ligadas ao setor. Daí a importância de se discutir a agricultura familiar como alternativa mais sustentável.

No mesmo ano, foi publicada uma versão em inglês da revista Policy in Focus, intitulada “Segurança alimentar e nutricional: para a plena realização dos direitos humanos“ (em tradução livre). Essa edição especial possui 12 artigos abordando os desafios da garantia do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas e à soberania alimentar e nutricional nos países africanos e no Brasil.

Os temas relativos à água perpassam todos os estudos, sendo o tema principal de dois deles: “Convergência global das lutas da terra e da água na África Ocidental: construção de uma comunidade econômica” e “O impacto dos acordos internacionais de pesca sobre a soberania alimentar: o caso do Cabo Verde“.

Disponível em inglês, a edição da revista Policy in Focus intitulada “Um novo paradigma urbano: caminhos para o desenvolvimento sustentável”, também de 2016, traz reflexões importantes sobre novas formas de pensar o mundo contemporâneo e fornece subsídios para que os formuladores de políticas públicas e pesquisadores enfrentem os desafios e aproveitem as oportunidades de uma era em que os sistemas globais e o paradigma urbano estão em constantes mudanças.

Os artigos “O que torna nossas cidades frágeis?” e “A liderança climática da cidade e a nova agenda urbana” são especialmente interessantes por discutir a sustentabilidade e os temas relacionados à água e ao saneamento nas áreas urbanas.