Desenvolvimento Sustentável é foco de trabalho no Oeste do Paraná

21 de February de 2018

Municípios do Oeste do Paraná participam de oficinas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A sensibilização e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão ganhando força no Oeste do Paraná. Nos próximos meses, o PNUD e a Itaipu Binacional promoverão reuniões e Seminários Microrregionais na região para debates sobre o tema e a elaboração de uma agenda conjunta. A iniciativa, que começou em agosto de 2017 e contempla os 54 municípios da região, faz parte do Projeto Oeste 2030: Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável.

Até 2019, serão três eixos de atuação: Diálogos Municipais, Avaliação e Monitoramento e Formação. O primeiro, que teve início no ano passado, dividiu-se em duas fases: as primeiras reuniões trouxeram informações sobre os ODS com o objetivo de sensibilizar os participantes. As reuniões seguintes iniciaram-se em 31 de janeiro deste ano em Ubiratã. Nessa fase, será elaborada uma Agenda de Atuação Conjunta com a participação do setor público, setor produtivo, centros de ensino e terceiro setor. As atividades do primeiro eixo se encerram em julho de 2018.

No segundo eixo, Avaliação e Monitoramento, o PNUD está mapeando uma série de indicadores municipais de fontes recentes e oficiais, que serão utilizados na elaboração de estudos e diagnósticos sobre os indicadores ODS na região. Para isso, será criada uma base de dados municipais. O projeto também prevê o desenvolvimento de uma plataforma, online e gratuita, de busca de indicadores. Nela, será possível acompanhar o progresso dos ODS em cada município. A previsão de lançamento da plataforma é para o fim do primeiro semestre deste ano.

O terceiro eixo, Formação, está programado para o primeiro semestre de 2019. Agentes locais serão capacitados em ODS para que continuem atentos aos problemas da região e possam utilizar a base de dados na gestão pública e privada para o alcance do desenvolvimento sustentável.

O projeto está integrado à Agenda 2030, a nova agenda de desenvolvimento sustentável para superar os principais desafios que interferem o progresso da humanidade, como a fome e a miséria, a mudança global do clima, a crise econômica, a desigualdade de gênero, entre outros.

As próximas reuniões do mês de fevereiro serão nos municípios de Terra Roxa, Missal, Itaipulândia, Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida e Catanduvas.