UNDP

* Mensagem do Administrador do PNUD, Achim Steiner.

Um bilhão de pessoas vivem com deficiência, o que as torna a maior minoria do mundo.

Implementada em 177 países, a histórica Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de 2006, demonstra como os países podem se unir em torno de uma questão e mover-se rapidamente para a mudança.

O tema deste ano do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, "Empoderando pessoas com deficiência e assegurando a inclusão e a igualdade", toca no cerne do trabalho do PNUD para alcançar o desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável como parte da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De fato, para concretizar a promessa da Agenda 2030 - e seu principal compromisso de não deixar ninguém para trás - é essencial que todas as pessoas, particularmente aquelas que enfrentam discriminação e exclusão, tenham acesso e voz, e possam participar igualmente de todos os aspectos da vida.

Para apoiar os governos e organizações a alcançarem esse objetivo, o PNUD lançou hoje uma nota de orientação sobre pessoas com deficiência, que destaca as maneiras práticas como estamos trabalhando em países de todo o mundo para apoiar a inclusão de pessoas com deficiência. Também estamos levando adiante uma série de iniciativas dentro do PNUD para ajudar a reduzir barreiras e promover um ambiente propício para o emprego e a colaboração mais próxima de pessoas com deficiência.

Neste dia, vamos nos comprometer a trabalhar em conjunto para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso e voz iguais na sociedade, e possam alcançar o seu maior potencial possível.

O trabalho do PNUD

O PNUD presta apoio à comissão eleitoral de Serra Leoa para garantir eleições que não sejam apenas tecnicamente sólidas e sustentáveis, mas também inclusivas - em particular para mulheres e pessoas com deficiência.

O PNUD Honduras está utilizando tecnologia de impressão 3D e realizando apoio vocacional para a reintegração socioeconômica de migrantes e vítimas de violência com deficiências. 

No Kuwait, o PNUD está trabalhando com parceiros nacionais na remoção de barreiras à inclusão social, econômica e educacional de pessoas com deficiência por meio do aumento do conhecimento técnico para a implementação do Design Universal e do uso de tecnologias facilitadoras.

Na Ucrânia, o PNUD e a ONG Fundação Dovira apoiaram o primeiro festival inclusivo "O Mundo pela Igualdade", em Mariupol. Festivais como esse são importantes não apenas porque promovem o envolvimento ativo de pessoas com deficiência na vida de sua comunidade, mas também porque encorajam cidadãos a pressionarem por uma sociedade mais inclusiva.

No Vietnã, o PNUD conduziu um estudo sobre estigma e discriminação contra pessoas com deficiências para apoiar relatos baseados em evidências e para monitorar a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoa com Deficiência.

Na Albânia, o PNUD, em parceria com o "Innovation Labs Albania", melhorou as indicações de acesso a cadeiras de rodas no OpenStreetMap, ajudando pessoas com deficiência na cidade turística de Pogradec a entender os níveis de acessibilidade.

Icon of SDG 01 Icon of SDG 04 Icon of SDG 08 Icon of SDG 10 Icon of SDG 11

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue