Dia Internacional do Voluntário

5 de December de 2018

Tiago Zenero

* Mensagem do Administrador do PNUD, Achim Steiner.

Hoje, no Dia Internacional do Voluntário de 2018, celebramos os mais de 1 bilhão de voluntários que estão ajudando a mudar nosso mundo para melhor.

Neste ano, cerca de 2 mil Voluntários das Nações Unidas serviram junto ao PNUD no mundo todo - como oficiais de construção da paz, engenheiros, defensores da igualdade de gênero, conselheiros de jovens e em muitos outros papéis críticos.

Frequentemente, o trabalho dos Voluntários das Nações Unidas está em alguns dos ambientes mais desafiadores, ajudando a moldar um futuro melhor para os mais pobres e os mais vulneráveis, incluindo aqueles afetados por conflitos.

No Iraque, por exemplo, depois que a violência extremista destruiu grande parte do país, os Voluntários das Nações Unidas trabalham com o PNUD para ajudar os iraquianos que fugiram da violência a voltarem para casa, e ajudar a reconstruir suas casas para que eles tenham um lugar para onde voltar. Eles também ajudaram a fortalecer a resiliência de comunidades diante de mudanças climáticas e de desastres naturais em países como a República Centro-Africana, a Libéria e o Senegal.

As Nações Unidas estão comprometidas em ajudar os países a construir sociedades inclusivas e resilientes. Sociedades nas quais as vozes de mulheres, jovens, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis ou marginalizados são ouvidas e respeitadas.

Incentivar o voluntariado local é uma maneira valiosa de trazer à mesa opiniões e conhecimentos inéditos e ajudar a tecer e a fortalecer o tecido social de todas as sociedades.

Hoje, agradecemos e celebramos os mais de 1 bilhão de voluntários que estão trabalhando para promover a paz e o desenvolvimento ao redor do mundo. Também pedimos a todos os atores sociais para cooperarem com esses dedicados voluntários que estão contribuindo com sua experiência e talento para garantir um mundo melhor.