Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza

17 de October de 2018

Foto: Renato Jorge Marcelo / Concurso de Fotos ODS.

* Mensagem do Administrador do PNUD, Achim Steiner. 

Em 25 anos, desde o primeiro Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, o desenvolvimento humano retirou centenas de milhões de pessoas da pobreza e ampliou as oportunidades econômicas e sociais para muitas mais mundo afora.

Na Índia somente, cerca de 271 milhões de pessoas saíram da pobreza em apenas 10 anos.  Os investimentos que temos feito nas pessoas estão funcionando.

No entanto, enquanto centenas de milhões de pessoas moveram-se para acima da linha de pobreza, ainda nāo estamos alcançando todas elas.

1.3 bilhão de pessoas ainda vive na pobreza multidimensional, o que significa que elas não são pobres apenas em termos de renda, elas também são carentes em saúde, educação e padrão de vida. E elas correm o risco de ficar ainda mais para trás quando expostas a conflitos, doenças, desemprego e desastres naturais.

A desigualdade crescente também ameaça o progresso. Em média, uma criança nascida hoje em um país com muito alto desenvolvimento humano pode esperar viver quase 20 anos mais e permanecer na escola sete anos mais que uma criança nascida em um país com baixo desenvolvimento humano. Essas estatísticas representam oportunidades perdidas para milhões de pessoas.

Isso não é inevitável.

Apostar na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é a melhor opção nāo apenas para erradicar a extrema pobreza, mas também para deter a desigualdade e acelerar o progresso para as pessoas que ficaram mais atrás.

Como o tema deste ano nos lembra, garantir o acesso a necessidades básicas, como água, comida, moradia ou segurança, também restitui alguns direitos humanos básicos e dignidade a milhões de pessoas.  

Neste Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, reflitamos sobre o progresso alcançado e nos comprometamos mais uma vez com a garantia de não deixar ninguém para trás.