Dia Mundial do Meio Ambiente

Declaração do Administrador do PNUD, Achim Steiner, sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de June de 2018

Proteger o meio ambiente e deixar um planeta mais próspero para futuras gerações está em suas mãos – literalmente.

Você deve imaginar que esses objetivos são imensos ou muito complicados para você resolver sozinho, mas, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, você pode fazer um compromisso pessoal bem simples para combater a poluição gerada por plásticos, ao deixar de utilizar plásticos descartáveis.

Talvez você não saiba o que são plásticos descartáveis, mas você provavelmente os utilizou recentemente quando tomou água em garrafa ou refrigerante, usou um canudo, carregou verduras em um saquinho de supermercado ou mexeu seu café.

De fato, plásticos descartáveis são tão usados que o equivalente a uma imensa ilha de plástico, 3 vezes o tamanho da França, flutua neste instante entre a Califórnia e o Havaí, e uma sacola de plástico foi encontrada recentemente em uma profundidade de 36.000 pés na Fossa das Marianas (local mais profundo dos oceanos, situado no Pacífico).

E está ficando cada vez pior: 83% da nossa água da torneira contém partículas de plástico, e seus químicos tóxicos podem ser encontrados em nossa corrente sanguínea.

Com 1 milhão de garrafas d’água, feitas de plástico, compradas a cada minuto e até cinco trilhões de sacolas de plástico descartáveis usadas por ano, a poluição por plástico está ameaçando nosso ecossistema, nossa biodiversidade e nossa saúde, em um ritmo e escala nunca vistos.

Junte-se ao movimento global e faça um compromisso pessoal para “recusar o que você não pode reutilizar”.

A terra não é um planeta descartável. Suas ações podem fazer a diferença.