Estudantes do Chile, Dinamarca e Brasil se reúnem para desafio com foco nos ODS

21 de August de 2018

Foto: Guilherme Larsen / PNUD.

Apresentar soluções tecnológicas para acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no âmbito local, é o foco do evento “Global SDGs Student Challenge”, que começou na segunda-feira 20, em Brasília e tem o PNUD como apoiador.  Estudantes de Engenharia de Produção e da Ciência da Computação, representando universidades do Chile, da Dinamarca e do Brasil, terão três dias para desenvolver seus projetos, por meio de grupos de trabalho, sob a orientação de professores.

Durante a abertura do evento, os estudantes participaram de palestras com representantes das universidades e do PNUD, oportunidade em que puderam aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos da Agenda 2030, o processo de adoção dos ODS e os principais desafios globais e nacionais para o alcance do desenvolvimento sustentável global. Exemplos de projetos locais que têm como eixo central a sustentabilidade também foram discutidos com os estudantes para fomentar o debate sobre o papel de pequenas comunidades no cumprimento das metas da Agenda 2030.

 “Nós trabalhamos com comunidades e pequenas empresas para resolver problemas, incluindo os desafios relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Envolvemos diretamente os estudantes no trabalho local. Assim, conseguimos desenvolver soluções transformadoras, principalmente nos setores de energia, planejamento e engenharia. Portanto, a hora de agirmos é agora para construirmos um mundo melhor, e a universidade é certamente o ambiente em que toda a mudança pode começar”, disse o representante da Universidade de Aalborg, Jens Pedersen.

“As soluções disruptivas são essenciais para alcançarmos as metas da Agenda 2030. Precisamos pensar em novas formas para atendermos às necessidades locais, de forma rápida e ágil. Temos que levar em conta, também, que cada nação tem as suas prioridades de desenvolvimento, e isso demanda que diversos setores da sociedade pensem em sinergia para termos um mundo com erradicação da pobreza, crescimento econômico inclusivo e oportunidades para todas e todas, preservando o meio ambiente de forma sustentável”, afirmou o assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho.

No fim do evento, os grupos de trabalho apresentarão suas propostas e seus planos de ação para tornar realidade os projetos desenvolvidos ao longo dos três dias. O “Global SDGs Student Challenge” foi organizado pelo “Grupo Gestão”, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília.