onu3
Foto: ONU.

Representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado se reúnem, em Nova York, na sede das Nações Unidas, até o próximo dia 18, para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável. Com o tema “Transformação rumo a sociedades resilientes e sustentáveis”, o foco do encontro será avaliar o progresso na implementação dos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutir casos de sucesso, desafios e lições aprendidas para a construção de um planeta mais pacífico, próspero e saudável até 2030. Para a edição de 2018, serão avaliados os avanços dos países na implementação dos ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 7 (Energia limpa e acessível), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 12 (Consumo e produção sustentáveis) e ODS 15 (Vida terrestre).

Nesta edição do Fórum, 47 países apresentarão seus Relatórios Nacionais Voluntários sobre o processo de implementação e acompanhamento dos ODS. A delegação brasileira apresentará documento que indica os avanços nacionais no alcance da Agenda 2030. Representantes do governo também participarão de eventos paralelos, workshops para a elaboração de Revisões Voluntárias Nacionais e acompanharão discussões sobre exemplos de implementação dos ODS.

Desde 2017, o Sistema ONU no Brasil, por meio do Grupo Assessor para a Agenda 2030, publica a série “Documentos Temáticos”, que apresenta temas e questões que a ONU considera relevantes no âmbito do processo de implementação dos ODS a serem apreciados no Fórum. O objetivo é fornecer subsídios à Comissão Nacional dos ODS, nas diferentes temáticas.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o número de países que apresenta suas Contribuições Voluntárias mais do que dobrou. Após o Fórum deste ano, mais de 120 países já terão submetido suas contribuições, mostrando o comprometimento em enfrentar os maiores desafios globais para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Fórum

O Fórum é a plataforma global para fornecer liderança política, orientações e recomendações para a implementação dos ODS. O encontro aponta iniciativas que têm resultados positivos, no âmbito do cumprimento da Agenda 2030, e orienta ações que devem ser aprimoradas, com foco na erradicação da pobreza, no crescimento econômico e na sustentabilidaed do planeta. Anualmente, o Fórum se reúne, a nível ministerial, sob os auspícios do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU. Todos os ODS são analisados dentro de um ciclo de quatro anos, com o ODS 17 (Parcerias e meio de implementação) sendo discutido em cada sessão do Fórum.

No nível global, o Fórum é a principal plataforma para acompanhamento e revisão do cumprimento da Agenda 2030. Seu mandato é promover melhor responsabilização e concentrar esforços, também, em ações de territorialização dos ODS, que é o processo que fortalece ações em âmbito local para o alcance do desenvolvimento sustentável.

A cada quatro anos, o Fórum se reunirá em nível de Chefes de Estado na Assembleia Geral da ONU, com a intenção de manter questões de desenvolvimento sustentável como ênfase da agenda política internacional.

Para fazer o download da série “Documentos Temáticos”, clique aqui.

 

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue