Governo do Piauí lança projeto com foco no desenvolvimento local

Na ocasião, será inaugurado o Escritório de Projetos do PNUD, na Secretaria de Planejamento do Estado

13 de April de 2018

Foto: Renato Jorge Marcelo.

Para fortalecer o desenvolvimento humano sustentável no Piauí por meio da implementação da Agenda 2030, o Governo do Estado e o PNUD lançam, na próxima terça-feira (17), o “Projeto ODS Piauí”, na cidade de Teresina. A iniciativa envolverá os setores público, privado e a sociedade civil na promoção de diálogos, fortalecimento de políticas e alinhamento de estratégias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado.

Serão promovidas iniciativas para a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental, de forma integrada. Serra da Capivara, Cocais e Vale do Itaim serão os primeiros territórios diretamente impactados pelo projeto. Com as experiências nessa regiões, serão replicadas no âmbito estadual as boas práticas para a implementação da Agenda 2030.

O “Projeto ODS Piauí” tem o apoio da ContourGlobal, da Chesf e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Antes da cerimônia de lançamento do “Projeto ODS Piauí”, será inaugurado, às 8h, o Escritório de Projetos do PNUD no Estado, na Secretaria de Planejamneto do Estado (SEPLAN). O escritório fornecerá apoio aos representantes locais de governos, setor privado e sociedade civil para o desenvolvimento de ações e parcerias com foco na implementação de projetos que promovam o o alcance e o cumprimento dos ODS. Na ocasião, será descerrada a placa de inauguração do escritório.

Após a abertura do escritório do PNUD, ocorrerá a cerimônia de lançamento oficial do “Projeto ODS Piauí” no Palácio Karnak, sede do Governo do Estado, com a presença de autoridades do governo estadual, prefeitura de Teresina, Assembleia Lesgislativa do Estado e Tribunal de Justiça.

Agenda 2030 e ODS

A Agenda 2030 foi aprovada em 2015 pelo países-membros das ONU. A Agenda tem o plano de erradicar a pobreza, promover o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta, de forma integrada, até 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte da Agenda 2030 e formam um plano de ação para que governos, setor privado, sociedade civil, academia e mídia trabalhem de forma conjunta para garantir a sustentabilidade do planeta.

Serviço

Evento: Lançamento do “Projeto ODS Piauí”

Local: Palácio Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí, Av. Antonio Freire, 1450 – Centro, Teresina (PI)

Horário: 10h00 às 12h00

Contato: Guilherme Larsen/PNUD – 61 99660-9309 / 61 3038-9125