Grupo Assessor do Sistema ONU lança glossário de termos sobre energia limpa e acessível

29 de May de 2018

Foto: Eletrobras/FURNAS.

O que são “eficiência eficiência”, “infraestrutura” e “acesso confiável, moderno e universal” no contexto do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 – Energia limpa e acessível? A definição sobre esses e outros termos são apresentadas no “Glossário do ODS 7”, lançado, hoje, no Dia Mundial da Energia, pelo Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil para a Agenda 2030. O documento, que tem apoio de FURNAS e do Centro Rio+/PNUD, pretende servir de subsídio para o debate sobre políticas públicas, de forma neutra, entre instituições e indivíduos.

As definições e referências apresentadas na publicação foram organizadas por especialistas das Nações Unidas de forma colaborativa. Os conceitos presentes no glossário pretendem ser uma proposição inicial e não esgotam os temas apresentados.

“Este glossário tem o diferencial de ser lançado por ocasião do Dia Mundial de Energia, o qual enseja uma discussão mais aprofundada da relação da produção e consumo de energia com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O trabalho representa a continuidade da parceria entre o Sistema das Nações Unidas no Brasil e o Governo Federal para a implementação e transversalização da Agenda 2030 em todas as esferas governamentais e múltiplos setores interessados”, afirma o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no país, Niky Fabiancic.

Segundo a gerente de Sustentabilidade Empresarial de FURNAS, Lisangela Costa Reis, o alcance do desenvolvimento sustentável depende diretamente da produção de energia por meio de fontes renováveis. “A energia é um insumo vital ao desenvolvimento das sociedades, seja pelo uso nas residências, na infraestrutura ou nas atividades industriais e comerciais. Acesso à energia e desenvolvimento caminham juntos. A energia produzida a partir de fontes renováveis reduz a pressão sobre o uso de recursos naturais, permitindo que as próximas gerações tenham também o direito de usufruir de recursos que viabilizem o seu plano de desenvolvimento. Além disso, a energia limpa garante um ambiente saudável, ao minimizar as emissões poluentes”, afirmou.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o Grupo Assessor da ONU no Brasil já lançou glossários referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de gênero), 13 (Ação contra a mudança global do clima), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e 6 (Água potável e saneamento).

Na avaliação do assessor sênior do PNUD e copresidente do Grupo Assessor da ONU no Brasil para a Agenda 2030, Haroldo Machado Filho, apresentar a definição de termos específicos para cada ODS é ferramenta fundamental para a formulação de políticas públicas com enfoque no desenvolvimento sustentável.

“Esses glossários constituem, portanto, relevante ferramenta de apoio à compreensão integrada dos temas da Agenda 2030. Conhecer os conceitos por trás do compromisso firmado pelos países na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em setembro de 2015, é fundamental para embasar a formulação de políticas, além de guiar sua implementação e acompanhamento ao longo dos próximos anos”, disse Haroldo Machado Filho.

Para fazer o download do Glossário do ODS 7, clique aqui.