Iniciativa Incluir promove seminários em todas as regiões do país

17 de October de 2018

Foto: Iniciativa Incluir.

Um dos pilares da Iniciativa Incluir é  informar. No âmbito da parceria com o SEBRAE, estão previstos seminários regionais como forma de gerar conhecimento e disseminar o conceito e a prática de negócios inclusivos e de impacto social. Os seminários incentivam o diálogo e a troca de experiências entre os atores do ecossistema de impacto – negócios , aceleradoras, incubadoras, investidores, redes empresariais e formuladores de políticas públicas.

Até o momento, a Iniciativa Incluir já promoveu  seminários nas cinco regiões do país: o primeiro, em 2017, na Região Centro-Oeste; o segundo, no Sudeste; o terceiro, no Nordeste; o quarto seminário, em maio deste ano, no Sul do país; e o quinto, neste mês, na Região Norte. Ao todo, os encontros alcançaram mais de 1 mil pessoas interessadas em negócios inclusivos.

O V Seminário Regional Incluir, uma realização conjunta de SEBRAE e PNUD, teve lugar em Belém, com o tema “Empreender para transformar: oportunidades para os negócios com propósito na Amazônia". O evento contou com a participação de empreendedores, potenciais empreendedores e atores intermediários do ecossistema de negócios da região amazônica, bem como de gestores públicos. .

Representantes do Sebrae, e do PNUD e organizações parceiras como o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, a Universitec e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia moderaram cinco painéis. Gestão do conhecimento, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia, negócios de impacto social e oportunidades de investimento na região Norte do país foram alguns dos temas do seminário.

“É fundamental promover a troca de experiências entre os atores do ecossistema de impacto brasileiro, particularmente na região amazônica, onde vemos um conjunto de empreendedores e organizações de apoio muito interessadas neste tema e já atuando em sintonia com a ideia de fazer negócios com proposito”, afirmou a gerente de Parcerias para o Setor Privado, do PNUD, Luciana Aguiar.

Iniciativa Incluir

A Iniciativa Incluir, projeto do PNUD criado em 2015, busca envolver o setor privado de forma construtiva para tornar o desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. A premissa do projeto é que o verdadeiro poder da iniciativa privada vai além da filantropia e da responsabilidade social.

Para Luciana Aguiar, negócios de impacto social e ambiental têm o papel de demonstrar que os negócios podem ter retorno financeiro e ajudar a responder às demandas da sociedade com respeito ao meio ambiente.

As empresas podem contribuir para as comunidades por meio de soluções inovadoras e economicamente viáveis, incluindo pessoas de menor renda em seu modelo de negócio. Nesse contexto, o projeto visa fortalecer negócios de alto impacto socioambiental positivo, reconhecer oportunidades em possíveis mercados e ampliar estratégias para potencializar o ecossistema de negócios inclusivos.