Inovação social para o alcance dos ODS é tema de seminário internacional

7 de March de 2018

Foto: Natália Souza/ PNUD Brasil

Intercâmbio de experiências, estratégias e práticas de inovação social no âmbito das políticas públicas, no Brasil e no exterior, com foco no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é a proposta do Seminário Internacional de Inovação Social em Políticas Públicas, que se realiza hoje e amanhã (8) em Brasília.

O PNUD, além de dar apoio institucional, participa do evento com estande montado no local, o Instituto Serzedello Corrêa, a Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), e participou da sessão solene de abertura nesta quarta-feira.

O coordenador residente da ONU e representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic, participou da abertura do evento, onde foram apresentados os desafios de governança do governo atual e a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O ministro do TCU Augusto Nardes destacou a importância de um planejamento estratégico eficiente para melhorar a governança do país e direcionar as atividades para cumprir os ODS até 2030. Para ele, é necessário monitorar as ações do governo para compreender os desafios de um desenvolvimento sustentável.

O ministro de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, ressaltou a necessidade de propostas e ideias que possam se transformar em ações e auxiliem no desenvolvimento de boas práticas governamentais.

A palestra de abertura, “Estratégias e Práticas de Inovação Social”, foi do especialista sênior em Ciência e Tecnologia na Divisão de Competitividade e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Carlos Guaipatín.

O evento está dividido em três painéis, com os temas “Contextualizando a Inovação no Mundo e no Brasil”, “Tendências Globais da Inovação Social”  e “Tendências Nacionais da Inovação Social”. Além disso, haverá 3 mesas redondas para debater casos de Inovação Social nas Politicas Sociais, Inovação Social para Educação de Qualidade, Trabalho Decente e  Crescimento Econômico Inclusivo e Inovação Social e Desenvolvimento  Territoriais.

Nesses dois dias de seminário, especialistas apresentarão casos relevantes de inovação social e tendências globais e nacionais. Gerente de Parcerias para o Setor Privado do PNUD, Luciana Aguiar participa hoje do painel “Tendências globais da inovação social”, e a oficial para territorialização dos ODS no PNUD, Ieva Lazareviciute, fala hoje sobre a experiência do PNUD no apoio à implementação dos ODS em estados e municípios brasileiros. O projeto Bem Diverso, do PNUD em parceria com a Embrapa, também tem estande no local do evento.