Saulo Cruz

O papel do investimento social privado no fortalecimento da sociedade civil e na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é o tema da "Jornada ISP", realizada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de novembro.

O evento é promovido pelo projeto "Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil" (Sustenta OSC) –, iniciativa do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) –, e pela Plataforma Filantropia ODS Brasil, do PNUD Brasil.

No primeiro dia de evento, as mesas de conversa abordam o fortalecimento da sociedade civil a partir do projeto Sustenta OSC. Já o segundo dia é dedicado ao debate sobre os desafios e oportunidades no campo da filantropia, considerando o horizonte social brasileiro.

Investidores sociais privados e representantes de outros setores da sociedade, como governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil, estão entre os participantes da atividade, que é aberta ao público e tem inscrição gratuita

Sustenta OSC

Executado há dois anos, o projeto Sustenta OSC tem como principal objetivo promover um ambiente regulatório mais favorável para atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), bem como promover a criação de instrumentos que favoreçam a mobilização de recursos na sociedade brasileira.

Algumas das estratégias de atuação são a produção de conhecimento, comunicação, articulação e incidência para alterações normativas e regulatórias que promovam a sustentabilidade política e econômica das OSCs. São quatro os eixos temáticos de trabalho: Doação, Fundos Patrimoniais, Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

O projeto é uma realização do GIFE em parceria com o Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA), da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP); e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, tem apoio de Fundação Lemann, Instituto Arapyaú, Instituto C&A e União Europeia.

Plataforma Filantropia e ODS

A Plataforma de Filantropia é uma rede de filantropos, investidores sociais e atores, que visa apoiar os esforços de utilização da Agenda 2030 como ferramenta de planejamento e de direcionamento de investimento social privado.

O seu objetivo é informar e incentivar a colaboração entre institutos e fundações filantrópicas, por meio de conexões entre o setor de filantropia, governos e organismos internacionais com os ODS.

A programação completa do evento está disponível neste link.

Icon of SDG 17

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

A ex-República jugoslava da Macedônia Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Suazilândia Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue