Nota sobre assassinato de Marielle Franco

O sistema da ONU no Brasil está consternado pelo assassinato da Política afro-brasileira e ativista de direitos humanos Marielle Franco

15 de March de 2018

Foto: Mídia Ninja

Nova York, 15 de março de 2018 – No momento em que centenas de mulheres de todo o mundo se reúnem na sede das Nações Unidas para avaliar a situação das mulheres (Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher) – incluídos desafios de violência e sua participação na política –, o Sistema ONU no Brasil destaca sua consternação pelo assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, na noite do dia 14 de março.

“Ela foi uma das vozes principais na defesa de direitos humanos na cidade. Desenvolvia plataforma política relacionada ao enfrentamento do racismo e das desigualdades de gênero e pela eliminação da violência, sobretudo nas periferias e favelas do Rio”, ressalta a declaração.

“Marielle era um dos marcos da renovação da participação política das mulheres, diferenciando-se pelo caráter progressista em assuntos sociais no contexto da responsabilidade do Poder Legislativo local”, afirma o Sistema da ONU no Brasil, expressando também sua solidariedade com os familiares e amigos da vereadora, assim como seu motorista na ocasião, Anderson Pedro Gomes, também assassinado em 14 de março.

O Sistema ONU no Brasil enfatiza sua expectativa quanto ao “rigor na investigação do caso e breve elucidação dos fatos pelas autoridades, aguardando a responsabilização da autoria do crime”.

De acordo com números compilados pela ONU no Brasil, um jovem afro-brasileiro morre no país a cada 23 minutos. Em novembro de 2017, o Sistema das Nações Unidas no país lançou uma campanha nacional, #VidasNegras, para a erradicação da violência contra jovens afro-brasileiros, em apoio ao compromisso do Brasil de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e não deixar nada para trás.