Parceria entre Governo brasileiro e PNUD, plataforma Viva Voluntário está no ar

20 de September de 2018

Foto: PNUD.

Para incentivar o engajamento e a participação de brasileiras e brasileiros em atividades voluntárias, o Governo Federal e o PNUD criaram a Plataforma Nacional do Voluntariado – Viva Voluntário, no ar desde 28 de agosto. A ferramenta foi desenvolvida em formato de rede social para facilitar o encontro entre organizações que ofertam oportunidades de trabalho voluntário e pessoas interessadas em doar seu tempo.

Qualquer cidadão pode se cadastrar no portal, que pede e-mail, senha e CPF dos participantes. Depois de criar seu perfil e confirmar seu cadastro por e-mail, a voluntária ou o voluntário pode se conectar a seus amigos ou procurar ações que combinem com sua rotina e habilidades. É possível se engajar em atividades pontuais, de longo prazo, presenciais e virtuais em diversas cidades brasileiras.

Aqueles internautas vinculados a instituições podem também criar páginas organizacionais a partir de seus perfis pessoais e, por meio delas, divulgar oportunidades de voluntariado ao público.

A Plataforma indica, ainda, como cada atividade contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, como educação de qualidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

Inscrição

No canto direito superior da página está o botão “Entrar”, onde o usuário pode efetuar seu cadastro individual.

Já para criar uma página institucional, é preciso, após gerar o perfil pessoal, criar uma página para a organização. Para isso, clique em “Incluir”, no menu lateral “Instituições”. Serão solicitados o CNPJ (número e documento) e o estatuto.

Passo a passo

Depois de criar seu cadastro, o usuário pode procurar atividades voluntárias de acordo com sua localidade ou preferências – cada um dos ODS é um “filtro” da plataforma durante a busca por oportunidades de voluntariado.

Ao encontrar uma atividade de seu interesse e clicar sobre ela enquanto navega pelo Viva Voluntário, o interessado pode saber mais sobre aquele projeto, a instituição responsável, se inteirar sobre o dia e hora de realização das tarefas e acerca de eventuais pré-requisitos para a participação. No botão “quero participar”, o usuário se inscreve para colaborar com aquela ação. A plataforma também possui um chat próprio, onde é possível tirar dúvidas sobre a tarefa proposta ou combinar detalhes para a participação com os responsáveis.

No dia da atividade, um recurso de geolocalização permite que o voluntário confirme que participou, de fato, da ação – o recurso é habilitado para aqueles que se encontram nas proximidades do local de realização das atividades.

A plataforma permite também a criação de um Currículo Social para cada voluntário, que reúne uma listagem das iniciativas de que cada um participou.

O programa

O Programa Nacional de Voluntariado é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o PNUD, que reúne esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento de cidadãs e cidadãos em ações transformadoras da sociedade. Baseado no Decreto 9.149/2017, que dá origem ao programa e ao Prêmio Viva Voluntário, o projeto cria ferramentas que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.