PNUD e a espanhola Repsol assinam acordo global para promover desenvolvimento sustentável

13 de August de 2018

Foto: Shutterstock.

Madrid/New York, 13 de agosto – A empresa de energia espanhola Repsol e o PNUD assinaram acordo de cooperação global que facilitará o avanço do desenvolvimento sustentável em mais de 20 países onde ambas as organizações atuam. Esse é o primeiro acordo global entre o PNUD e uma empresa da área de petróleo e gás.  

O acordo estimulará a cooperação no âmbito do desenvolvimento comunitário e da proteção dos direitos humanos por meio de iniciativas que promovam o progresso econômico e social local assim como o respeito ao meio ambiente. A parceria fortalecerá comunidades locais em seus esforços para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Estamos comprometidos com o apoio aos países empenhados no uso sustentável dos recursos naturais, para transformar a riqueza deles em desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor do Centro Internacional de Istambul para o Setor Privado em Desenvolvimento Sustentável, do PNUD,  Marcos Neto. “Isso envolve trabalhar de perto com empresas para alinhar os investimentos delas aos ODS. Essa parceria global com a Repsol é uma oportunidade estimulante para fazer isso em escala”, acrescentou.

“A Repsol considera o desenvolvimento sustentável um dos objetivos globais da empresa, e o acordo de cooperação com o PNUD demonstra nossos elevados padrões,” declarou o diretor de sustentabilidade da Repsol, Fernando Ruiz. “Com essa importante parceria com as Nações Unidas, damos um passo adiante em nosso compromisso com as comunidades locais e o meio ambiente nos países onde estamos presentes”, completou.

A parceria entre a Repsol e o PNUD tem duração inicial de dois anos e foco em quatro áreas de trabalho: intercâmbio de informação e análise para identificar potenciais projetos de cooperação; envolvimento de stakeholders da comunidade em diálogo participativo para definir prioridades no desenvolvimento local; apoio a projetos concretos que garantam o desenvolvimento sustentável; e compartilhamento de conhecimento e experiências sobre como as indústrias extrativas podem apoiar o cumprimento dos ODS.

Esta não é a primeira vez que Repsol e PNUD atuam em parceria. As duas organizações já desenvolveram projetos em conjunto, como um programa de acesso a água em La Guajira e uma iniciativa de desenvolvimento comunitário em Cartagena (ambas na Colômbia) e uma ação de apoio a comunidades locais na Líbia.

Com a assinatura do acordo, a base para a cooperação entre as duas organizações se tornará global. Atualmente, as operações internacionais da Repsol e do PNUD têm os seguintes países em comum: Argélia, Aruba, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Gabão, Guiana, Indonésia, Iraque, Líbia, Malásia, México, Marrocos,  Peru, Trinidad e Tobago, Venezuela e Vietnã.

Sobre a Repsol

A Repsol é uma empresa global, atuante em toda a cadeia de valor de energia. Opera em 37 países e emprega mais de 25 mil pessoas. Seus produtos são comercializados em todo o mundo. Ela produz cerca de 700 mil barris equivalentes de petróleo (BEP) por dia e tem um dos sistemas de refinamento mais eficientes da Europa, capaz de processar mais de 1 milhão de barris de petróleo bruto diariamente. A  Repsol distribui e vende combustíveis e lubrificantes por meio de mais de 4.700 postos na Espanha, em Portugal, no Peru, na Itália e no México. É também a maior empresa no mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP) da Espanha. Está bem posicionada no processo de transição energética, com foco em desenvolvimento da produção de gás, negócios de baixo carbono e oferta diversificada de energia aos consumidores. Em termos de tecnologia— um dos pilares da empresa — seus projetos de ponta em várias áreas tornou a Repsol uma referência em inovação, sustentabilidade e eficiência na indústria energética.