PNUD reforça parcerias no Piauí

Cooperação no âmbito local é ferramenta para implementação dos ODS

16 de April de 2018

Foto: Pedro Nascimento.

Para fortalecer a promoção de políticas públicas que colaboram com o alcance das metas da Agenda 2030 no âmbito local, o PNUD promove o fortalecimento da cooperação descentralizada, com foco nos estados e municípios. O Documento de Programa de País da instituição para os anos 2017 e 2021 estabelece que, dentro dos eixos de atuação, a cooperação no âmbito local é essencial para o desenvolvimento humano sustentável.

Dentro da estratégia de fortalecer os ODS no âmbito local, a região Nordeste é uma das prioridades do PNUD. O objetivo é promover iniciativas em conjunto com parceiros locais para aumentar os índices de desenvolvimento do Estado.

Nesta segunda-feira, representantes do PNUD reuniram-se com autoridades municipais e estaduais do Piauí, em Teresina. Entre os temas discutidos, o “Projeto ODS Piauí”  foi ressaltado como importante ferramenta para a implementação da Agenda 2030 no Estado.

“Estamos empenhados em fortalecer os instrumentos de planejamento e de políticas públicas para atendermos aos desafios. Identificamos potencialidades do nosso Estado e vamos trabalhar para que esses avanços dialoguem com o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Projeto ODS Piauí será um bom exemplo de como podemos acelerar o desenvolvimento”, afirmou o secretário de Planejamento do Governo do Piauí, Antonio Neto.

Em parceria com o Governo do Estado, ContourGlobal e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), o Projeto ODS Piauí, promoverá, inicialmente, a implementação da Agenda 2030 em três territórios do Piauí: Vale do Itaim, Cocais e Serra da Capivara. Por meio das boas práticas do Projeto, ações serão replicadas em todo o Estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico inclusivo.

“Temos um marco de cooperação que estabelece que a Região Nordeste deve ser uma das prioridades de nosso trabalho. Isso é fundamental para a cooperação estratégica do PNUD. A internalização da Agenda 2030 é um desafio, por isso a formação de parcerios locais é essencial para apoiarmos o monitoramento do cumprimento dos ODS, identificando eixos temáticos de desenvolvimento”, disse o diretor de país do PNUD, Didier Trebucq.

Escritório de Projetos

Nesta terça-feira (17), às 8h, será inaugurado o Escritório de Projetos do PNUD no Piauí. Resultado de uma parceria com o Governo do Estado, o escritório, que ficará no prédio da Secretaria do Estado de Planejamento, promoverá o fomento de políticas locais para o alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por meio da iniciativa, o PNUD fortalece a estratégia de cooperação descentralizada, que busca fortalecer a capacidade de governos locais, sociedade civil e setor privado na promoção de políticas públicas. Após a abertura do Escritório do PNUD, ocorrerá, na sede do Governo do Estado, a cerimônia oficial de lançamento do “Projeto ODS Piauí".