PNUD integra primeiro Escritório Compartilhado de agências da ONU no norte do Brasil

21 de December de 2018

Cristino Martins, Agência PARÁ

Foi inaugurado, na quinta-feira, 20, o primeiro Escritório Compartilhado de agências das Nações Unidas na região norte do Brasil. O espaço fica localizado em Belém, capital do Pará, onde o PNUD já atuava desde o início do ano por meio de um Escritório de Projetos.

A iniciativa de ter um Escritório Compartilhado da ONU na cidade partiu do governo do Estado, que cedeu o prédio ao trabalho das Nações Unidas pelos próximos dez anos.

Para o PNUD, o espaço oferece a oportunidade de maior aproximação com os governos, setor privado e sociedade civil na condução de iniciativas que dialoguem com o desenvolvimento local e contribuam com a implementação da Agenda 2030 na região norte do país. O espaço também possibilita ampliar o apoio ao governo do Estado do Pará em conjunto com as demais agências da ONU.

De acordo com a assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD Brasil, Ieva Lazareviciute, a inauguração ocorre no âmbito da estratégia de cooperação descentralizada do PNUD. "Continuamos à disposição do governo do Estado para seguir colaborando com o desenvolvimento local, complementando outras ações já em andamento e dando continuidade aos resultados iniciais do projeto Pará Sustentável, em curso no Estado". 

Participaram da cerimônia de inauguração o governador do Pará, Simão Jatene, a secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, e o coordenador da área de Pessoas e Prosperidade do PNUD Brasil, Cristiano Prado.