Publicação estimula debate sobre espaços urbanos resilientes e sustentáveis

5 de June de 2018

Foto: Luiz Martins

Com o objetivo de promover o debate e a compreensão sobre temas específicos da Agenda 2030, o Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil, em parceria com a ONU Habitat, lançou, hoje, em Maceió (AL), o Glossário do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e comunidades sustentáveis. O documento apresenta termos e definições que dialogam com as metas do ODS 11 e pretende servir  de subsídio para o debate de políticas públicas, de forma neutra, entre instituições e indivíduos.

Definições sobre habitação adequada, segura e a preço acessível, transportes seguros, urbanização inclusiva e redução de impacto ambiental fazem parte do documento. A publicação também destaca conceitos sobre relações econômicas em áreas urbanas, redução do impacto ambiental,  gestão de resíduos municipais, entre outros.  

Especialistas das Nações Unidas organizaram, de forma colaborativa, as definições e referências presentes no glossário. No entanto, os conceitos apresentados na publicação pretendem ser uma proposição inicial e não esgotam os temas.

 “A Agenda 2030 reconhece o papel fundamental dos governos locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável, e esse glossário dialoga diretamente com essas esferas para a ‘localização’ dessa Agenda. ‘Localização’ refere-se tanto à forma como os governos locais e regionais podem apoiar a realização dos ODS por meio de ações ‘de baixo para cima’, quanto à forma como os ODS podem fornecer um arcabouço para uma política de desenvolvimento local”, afirma o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no país, Niky Fabiancic.

Segundo a oficial nacional para o Brasil da ONU Habitat, Rayne Ferreti Moraes, “esse foi o primeiro glossário lançado na região Nordeste, reconhecendo que todas as cidades e assentamentos urbanos tem que ser contemplados com políticas inclusivas”.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o Grupo Assessor da ONU no Brasil já lançou, além do glossário do ODS 11, publicações referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de gênero), 13 (Ação contra a mudança global do clima), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 6 (Água potável e saneamento) e 7 (Energia limpa e acessível).

Na avaliação do assessor sênior do PNUD e copresidente do Grupo Assessor da ONU no Brasil para a Agenda 2030, Haroldo Machado Filho, apresentar a definição de termos específicos para cada ODS é ferramenta fundamental para a formulação de políticas públicas com enfoque no desenvolvimento sustentável.

“Esses glossários constituem relevante ferramenta de apoio à compreensão integrada dos temas da Agenda 2030. Conhecer os conceitos por trás do compromisso firmado pelos países na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em setembro de 2015, é fundamental para embasar a formulação de políticas, além de guiar sua implementação e acompanhamento ao longo dos próximos anos”, observa Haroldo Machado Filho.

Para fazer o download do glossário do ODS 11, clique neste link. Para acessar as outras publicações: aqui.