Fórum Global de Inovação e Tecnologia começa no Rio de Janeiro

23 de November de 2018

Foto: CITS.

Debater como a inovação e a tecnologia podem acelerar o processo do alcance do desenvolvimento sustentável, com base na implementação da Agenda 2030. Esse é o objetivo do 1° Fórum Global de Inovação e Tecnologia, que começou hoje, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de dois dias, especialistas nacionais e internacionais de governos, do setor privado, da sociedade civil, da academia e de organismos internacionais participarão de discussões sobre segurança alimentar, infraestrutura, trabalho e emprego e desenvolvimento com ênfase na sustentabilidade.

Na abertura do Fórum, o Secretário Geral Assistente da ONU e Diretor para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Luiz Felipe López- Calva, destacou a ciência e a tecnologia são ferramentas essenciais para enfrentar os desafios dos países.

“Temos que inovar na esfera pública para lidarmos com os desafios e fazermos o melhor uso da ciência e tecnologia e de todas as possibilidades para inovarmos na esfera pública e enfrentarmos os desafios. A Agenda 2030 é basicamente um documento assinado pelos países por meio do qual tentamos alcançar um ideal em que os países, independentemnete de suas ideologias e políticas, busquem os mesmos objetivos para todos os membros das sociedade. Na América Latina, para atingirmos esses objetivos, precisamos melhorar a produção, aumentar a inclusão e sermos mais resilientes", disse o diretor do PNUD.

O professor da Universidade de Sussex, Johan Schot, que participou da abertura ao lado de Luiz Felipe López-Calva, disse que a tecnologia é ferramenta central para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Temos vários desafios para o alcance do desenvolvimento sustentável, mas a tecnologia é forte aliada nesse processo. Os ODS fornecem um guia para desenvolvermos ações e iniciativas que enfoquem na sustentabilidade”, afirmou Johan Schot.

Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil e Representante Residente do PNUD no país, Niky Fabiancic, destacou, também durante a abertura do evento, que é necessário compreender a revolução atual para o desenho de novas soluções que colaboram com a sustentabilidade e a inclusão nos diferentes países.

“Estamos vivendo a quarta revolução industrial. Modelos de negócios e métodos tradicionais de produção ficam seriamente ameaçados. A inteligência artificial fará com que as empresas, as cidades e os sistemas de saúde,  educação e produção de alimentos, bens e serviços e o mercado de trabalho mudem drasticamente. Este evento busca entender os avanços nas áreas  de pesquisa e as inovações tecnológicas para o setor econômico, bem como incentivar novas soluções sociais e ambientais que auxiliem a sociedade e que os países sejam mais sustentáveis e inclusivos”, disse Niky Fabiancic.

A diretora do Centro Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade, Alice Abreu, destacou que o FITS é um evento para “o compartilhamento de conhecimento e experiências e que terá discussões e debates que promoverão encontros produtivos para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável”.

Diretor de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã. Alfredo Tolmasquim disse que o tema inovação e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do planeta. “A mudança climática é uma realidade. E se não pensarmos em soluções inovadoras sofreremos as consequências”, afirmou.

FITS

O 1° Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade ocorre entre os dias 28 e 29 deste mês, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. A programação completa do evento está disponível em www.fitsglobal.org, bem como a transmissão ao vivo dos debates. O FITS é uma co-realização entre o Centro Global de Inovação e Tecnolgia em Sustentabilidade, o Museu do Amanhã e o Centro Rio+ para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD.