Semana da Inclusão promove integração de estudantes com deficiência em Maceió

Encontro propõe buscar caminhos para atenuar as barreiras que impedem a plena participação da pessoa com deficiência nas mais variadas esferas sociais

4 de June de 2018

Foto: Thiago Guimarães / PNUD Maceió.

O PNUD – no âmbito do plano de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED) – promove, nesta segunda-feira (4), na capital alagoana, a Semana da Inclusão. O principal objetivo do evento é oferecer qualificação pedagógica e formação a agentes escolares para a integração de estudantes com deficiência no município. A ideia é que a Semana da Inclusão contribua para o fortalecimento da política de educação especial na rede municipal de ensino, no sentido de colocar as pessoas com deficiência em igualdade de condições sociais e sensibilizar os participantes acerca de questões como conscientização, inclusão e educação. A iniciativa terá a contribuição da professora doutora Márcia Pletsch (UFRRJ), especialista em educação especial.

Para a coordenadora-geral do projeto Semed-PNUD, Rita Ippolito, a Semana da Inclusão é uma oportunidade para discutir com as escolas da rede, por meio de oficinas e grupos de trabalho, conceitos e referenciais metodológicos sobre escolarização e currículo diferenciado, bem como identificar e sistematizar, conjuntamente, experiências pedagógicas concretas com a mediação da especialista convidada. A partir da matrícula online – implementada em 2015, com apoio do PNUD –, o número de pessoas com deficiência matriculadas nas escolas do município cresceu consideravelmente.

Antes da implantação do sistema online de matrícula, em 2014, a rede contava com 1.981 alunos matriculados nessa modalidade de ensino, segundo dados do SisLAME (sistema de gestão de escolas e redes de ensino, que vem sendo implantado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAEd, em parceria com Prefeituras Municipais e Governos Estaduais). Em 2017,esse número chegou a 3.309. Desses, 2.494 alunos fazem Atendimento Educacional Especializado (AEE): 1.804 nas 78 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede; e outros 690 fazem o acompanhamento em salas de recursos em 4 instituições conveniadas.

A programação da Semana da Inclusão se estende até amanhã (7). Estima-se um público de 300 participantes na palestra de abertura, hoje, e cerca de 150 em cada dia de oficina. O público-alvo desses encontros são professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede e das instituições conveniadas e coordenadores pedagógicos das unidades escolares que ainda não têm Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Participarão também autoridades do Judiciário, especialistas, educadores, representantes de associações e conselhos.

Guia das Orientações da Educação Especial

O PNUD, junto com a Coordenadoria de Educação Especial da Semed, gestores, professores e parceiros estratégicos iniciaram processo de elaboração dos dados e das orientações curriculares para inclusão. O resultado desse trabalho resultou no Guia das Orientações Curriculares para a Inclusão, lançado em 2016. O objetivo da publicação é orientar as práticas pedagógicas dos profissionais da rede que atuam com estudantes que têm algum tipo deficiência. O resultado desse trabalho está disponível aqui.